Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Extensão e Cultura > Assuntos > Processos - PROEXC

Apresentação

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) é um órgão executivo e sistêmico que formula, planeja, fomenta, coordena e acompanha as ações e políticas de extensão e cultura, visando à interação dialógica e transformadora entre a instituição e a sociedade.

São ações que se integram à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.

Neste contexto, as ações de extensão e cultura se desenvolvem por meio de projetos, programas, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços, as quais se materializam mediante execução de processos que possibilitam o reconhecimento institucional dessas ações, favorecendo o acompanhamento e gerenciamento pela PROEXC.

Para Vasconcelos (2019, p. 15), o mapeamento de processos possibilita que as atividades realizadas de uma instituição sejam otimizadas e com a fundamentação da gestão por processos possibilita, o conhecimento de todo o fluxo de atividades de uma organização, além de buscar a interação entre os setores de uma organização, condição benéfica para o atendimento às demandas institucionais e das comunidades que procuram seus serviços (Melo, 2024, p. 31). Sob esta perspetiva, cada colaborador passa a fazer parte do processo, assumindo seu lugar em seu desenvolvimento, empregando mais foco no trabalho, logo contribuindo direta e coletivamente com seus pares para o eficaz cumprimento da função social da instituição.

Desta forma, objetivando a eficiência e eficácia na implantação de políticas públicas de extensão e cultura no IFPB, tornamos público o mapeamento dos processos da PROEXC a partir das contribuições da dissertação de mestrado do servidor Alexsandro Ribeiro de Melo, defendida em 2024.

No mapeamento dos processos da PROEXC foi utilizado o software Bizagi Modeler que possui uma linguagem bem intuitiva e tem uma simbologia própria.

Conheça mais sobre os processos, clicando nos ícones abaixo:

CONCEPÇÃO.jpg