Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Extensão e Cultura > Cultura > Concurso Literário

Concurso Literário

por Verônica Rufino publicado 14/10/2020 15h19, última modificação 15/06/2022 16h23

3º Concurso Literário do IFPB

O 3ª Concurso Literário do IFPB é uma ação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, por meio da Diretoria de Cultura, contando com parcerias intersetoriais com as bibliotecas dos campi de Campina Grande (Poeta Zé da Luz), Santa Luzia e docentes de língua portuguesa dos campi de Monteiro, Itaporanga e João Pessoa. 

Em sua terceira versão, o Concurso homenageia as escritoras Marília Arnaud e Lourdes Ramalho (in memoriam). A ação também integra a programação das comemorações referentes aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, no âmbito do IFPB, propondo uma reflexão sobre o seu legado na cultura brasileira.

O Concurso vai selecionar textos literários de estudantes e servidores do IFPB e de cidadãos da comunidade externa para publicação em e-book. 

No contexto da educação profissional e tecnológica, são objetivos do Concurso Literário do IFPB: contribuir com o fomento da produção literária no âmbito dos campi do IFPB; incentivar a escrita de textos literários, por meio de uma publicação editorial; estimular a produção textual e o interesse pela leitura; contribuir para o aumento do repertório simbólico dos estudantes, servidores e de pessoas da comunidade externa; ampliar as ações de cultura na área do livro, leitura e literatura.


Sobre as homenageadas: 

Marília Arnaud 

mariliaarnaud.png

É natural de Campina Grande (PB), radicada em João Pessoa, formada em Direito e iniciou sua trajetória na literatura ainda na adolescência, quando começou a escrever seus primeiros contos. Na década de 1980, inicia suas primeiras publicações, ao escrever crônicas para jornais paraibanos. É autora dos livros: Sentimento Marginal (1987), A menina de Cipango (1994), Os campos noturnos do coração (1997), O livro dos afetos (2005), Suíte do silêncio (2012), Salomão, o elefante (2013), Liturgia do fim (2016) e O pássaro secreto (2021).

Marília é premiada em vários concursos de literatura, tais como o I Concurso Literário da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba e o Prêmio José Vieira de Melo (1994). Ela venceu o 5º Prêmio Kindle de Literatura entre mais de 2400 concorrentes, sendo a primeira nordestina a receber tal premiação. Sua obra inclui romances, contos e livro infantil e já teve textos publicados em antologias nacionais.

(Fonte: Portal Paraíba Criativa e Wikipedia)

 

Lourdes Ramalho

lourdes-ramalho.jpg

Falecida em 2019, nasceu no Jardim do Seridó-RN, em 1920. Radicada em Campina Grande/PB, era formada em Pedagogia. Deixou um grande acervo de dramaturgia, sendo também cordelista. Suas obras retratam o universo nordestino e povoam o imaginário infantil. Muito cedo, aos 12 anos, Lourdes Ramalho iniciou sua trajetória de dramaturga, inspirada em seu bisavô violeiro e repentista e em sua mãe que foi professora, dramaturga e atriz. A poesia popular e a cultura nordestina foram o pano de fundo para as suas peças teatrais, premiadas nacionalmente. Ela também publicou poemas, textos infanto-juvenis e foi uma respeitada pesquisadora da área teatral. Na vida adulta, teve a oportunidade de conviver com a grande dramaturga Maria Clara Machado. Lourdes Ramalho recebeu inúmeros prêmios por suas obras e reconhecimento internacional.

(Fonte: Portal Paraíba Criativa e Wikipedia)


                      Informações importantes
Edital n° 11/2022 - PROEXCClique AQUI
Formulário de inscriçãoClique AQUI
Matéria no site IFPBClique AQUI
Post no Instagram PROEXCClique AQUI
Peças gráficasClique AQUI


Sarau Literário - Poesia, Cordel, Contos e Crônicas

2º Concurso Literário do IFPB

O 2º Concurso Literário do IFPB foi uma ação do Programa de Ação Cultural da PROEXC, realizado por meio da Diretoria de Cultura, com a parceria intersetorial da Biblioteca Professor Ribamar da Silva, do Campus Cajazeiras. 

O concurso foi lançado em 23 de setembro de 2020 (Edital PROEXC nº 31/2020), resultando na publicação da I Coletânea de Poesia, Cordel, Contos e Crônicas do IFPB (Editora IFPB).

A coletânea de textos, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, foi gestada com o intento de contribuir com o fomento da produção literária no âmbito dos 21 campi espalhados em todas as mesorregiões da Paraíba e em diálogo com autores de outros estados brasileiros, de modo que pudesse estimular a produção textual e o interesse crescente pela leitura e, assim, possibilitasse o aumento do repertório simbólico de estudantes, servidores e de pessoas da sociedade em geral. 

Em relação à edição pretérita, modificou-se ligeiramente o nome do concurso, incluindo-se o gênero cordel, e ampliou-se a participação incluindo técnicos-administrativos, docentes e a sociedade paraibana e brasileira, e decidiu-se por homenagear em vida algum escritor paraibano, convidando as pessoas a conhecerem e a refletirem sobre a sua produção literária.

A representativa inclusão da literatura popular nordestina constituída pelo cordel foi, portanto, reforçada pela homenagem em vida a Francisco Barbosa Sobrinho, mais conhecido como Bebé de Natércio que, multiartista (cordelista, compositor, arranjador, produtor musical, instrumentista, maestro) nascido na cidade de Itaporanga, sertão paraibano, em 1955, traz nas suas obras ricos aspectos populares da paraibanidade, em perfeita sintonia com as informações e experiências do mundo presente. Bebé é também professor aposentado de música do IFPB, tendo atuado no Campus Cajazeiras e Campus João Pessoa.


Dentro do seu aspecto formativo, o concurso realizou no 03 de novembro de 2020, no canal da TV IFPB no Youtube, o sarau artístico-cultural que contou com a participação do homenageado, tornando-se um espaço de diálogos sobre a obra de Bebé de Natércio, envolvendo toda a comunidade do IFPB, assim como pessoas externas. 

Já o lançamento da I Coletânea de Poesia, Cordel, Contos e Crônicas do IFPB foi realizado no dia 04 de maio de 2021, também no canal da TV IFPB. Participaram do momento, além do homenageado, o reitor Nicácio Lopes; a pró-reitora Cleidenedia Oliveira; a diretora do Campus Cajazeiras, Lucrécia Petrucci; os organizadores da obra George Glauber, Daniel Andrade e Verônica Rufino; além de autores de textos da coletânea. A solenidade de lançamento reuniu 404 espectadores. O exemplar teve 756 visitas e 458 dowloads no site da Editora IFPB.

A Coletânea de Poesia, Cordel, Contos e Crônicas do IFPB também foi lançada durante a 45ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2021). O evento aconteceu de 29 de novembro a 02 de dezembro, em formato híbrido — presencial em Brasília e virtual pelo canal do Youtube da TVIFB do Instituto Federal de Brasília (IFB). 

  

Informações do edital

Edital PROEXC/IFPB Nº 31/2020

Informações publicadas na mídia 

Clipagem 

Comissão de Organização e Avaliação

 Designada pela Portaria n. 50/2020 PROEXC

Acesse o livro

Coletânea de Poesia, Cordel, Contos e Crônicas do IFPB

1º Concurso Literário

Intitulado I Concurso  Multicampi de Literatura contos, crônicas e poemas foi lançado através do Edital Nº 48/2012 - PROEXT, com o objetivo de estimular a produção literária no Instituto Federal da Paraíba; incentivar a cultura de representação poética e prosaica, premiando contos, crônicas e poemas e; promover a socialização do conhecimento e da cultura, através da publicação dos textos premiados.

Com o tema "A Inclusão Social no Mundo Moderno", o concurso teve como resultado a publicação do livro Antologia poética do IFPB: contos, crônicas e poemas: a inclusão social no mundo moderno, organizado pelos servidores Sandra Cristina Santos Alves, Golbery de Oliveira Chagas Aguiar Rodrigues e José Robson Santiago.