Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Extensão e Cultura > Assuntos > Programa Novos Caminhos

Sobre o Programa

por Verônica Rufino publicado 20/05/2020 21h11, última modificação 20/03/2021 15h15

 

 

Imagem-Blog-1-300x172.pngO programa Novos Caminhos foi lançado pelo Ministério da Educação no dia 8 de outubro de 2019, visando oferecer oportunidades de educação profissional e tecnológica aos brasileiros. 

 A iniciativa abre novas oportunidades e novos cursos com foco nas demandas do mercado e nas profissões do futuro. O objetivo é potencializar a educação profissional e tecnológica com incremento de 80% nas matrículas — subindo de 1,9 milhão para 3,4 milhões — até 2023.

________________________________________________________________________________________________________________________

Eixos do Programa

O Programa Novos Caminhos é dividido em três eixos:

1. Gestão e Resultados

Prevê o reconhecimento de diplomas de mais de  mil pessoas que já concluíram sua formação técnica na rede privada de ensino superior desde 2016, mas não tinham a chancela do MEC. Outra medida do eixo é a atualização do catálogo de cursos da educação profissional e tecnológica para facilitar a inclusão de novos cursos e adequação às novas tendências e demandas do mercado. 

2. Inovação e Empreendedorismo

O eixo traz a implementação de um escritório, do MEC, para fomentar projetos que estimulem as atividades de pesquisa aplicada, inovação e iniciação tecnológica. Além disso, serão criados mais 5 polos de inovação nos Institutos Federais para disseminar a cultura do empreendedorismo e alavancar o desenvolvimento de pesquisas aplicadas que atendam as reais demandas dos setores produtivos.

3. Articulação e Fortalecimento

Com ênfase no itinerário formativo do Novo Ensino Médio, o eixo foca na oferta de cursos para formação de professores e gestores educacionais, além de abrir novas vagas para qualificação profissional de jovens e adultos.

______________________________________________________________________________________________________________________

Oportunidades

Em tempos de medidas de prevenção do coronavírus, é possível se qualificar para o mercado de trabalho mesmo sem sair casa. O Programa Novos Caminhos priorizou a oferta de cursos de qualificação profissional a distância e, com isso, prevê lançar até junho de 2020, 122 mil novas oportunidades, todas gratuitas, que serão disponibilizadas por instituições parceiras. Participe e se prepare para os futuros desafios do mercado de trabalho!

______________________________________________________________________________________________________________________

       

2.jpg

1.jpgrelatórios.png    cursos ofertados.png