Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Extensão e Cultura > Assuntos > Projeto Qualifica Mulher

Apresentação

          O Projeto Qualifica Mulher foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres e instituído por meio da Portaria nº 3.175, de 10 de dezembro de 2020, e alterada pela Portaria nº 595, de 19 de fevereiro de 2021.   
           O objetivo é desenvolver ações de qualificação profissional de mulheres, que vivem em situação de  vulnerabilidade social, contribuindo na ampliação das possibilidades de geração de trabalho e renda, oportunizando as mulheres na conquista de sua autonomia econômica, política, social e psicológica e, consequentemente, na elevação de sua autoestima e melhoria de suas condições de vida.

Público-Alvo

            A proposta é qualificar 480 mulheres do estado da Paraíba, residentes dos municípios de Areia, Cabedelo, Guarabira, Quixaba, Lucena, Esperança, Monteiro, Pedras de Fogo e João Pessoa, que vivem em situação de  vulnerabilidade social, dentre elas, as marisqueiras, quilombolas, indígenas, agricultoras e aquelas que residem nas periferias.

Metodologia

          Os cursos de qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social do estado da Paraíba serão realizados de forma presencial nas unidades do IFPB ofertantes, podendo também haver ações nas comunidades onde as mulheres estão inseridas.
          Serão utilizadas metodologias ativas de aprendizagem, focando na participação ativa dos estudantes, de forma colaborativa e resolutiva, a partir de problemas e situações reais.
          O conteúdo didático estará alinhado ao perfil de cada curso, e os facilitadores serão detentores de formação e qualificação necessária para lecionar as disciplinas.
          A realização dos cursos terá duração de até seis meses, de acordo com a carga horária de cada um deles. Será monitorada a presença nas atividades, assim como a mensuração qualitativa da aprendizagem através da avaliação contínua.
          Após a integralização dos componentes curriculares dos cursos, será conferido o certificado do curso de Formação Inicial e Continuada às concluintes.

Contato

Laura Reis Andrade - Coordenadora-Geral
Rhenan Weber Borges Varela - Coordenador-Adjunto

E-mail: qualifica.mulher@ifpb.edu.br

2.jpg 1.jpg

1.jpg                          2.jpg