Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários

A proposta é o desenvolvimento de uma economia em que as relações acontecem alicerçadas na cooperação, no fortalecimento do grupo, das comunidades, no trabalho coletivo, na autogestão, na distribuição da riqueza produzida, na preservação da natureza e no bem coletivo e individual.

Desde sua criação, a INCUTES vem realizando projetos e programas em atendimento às demandas das comunidades da cidade e do campo, desenvolvendo tecnologias sociais e produzindo conhecimentos com a participação efetiva dos/as atores/atrizes sociais envolvidos, bem como dos estudantes e servidores (técnico-administrativos e docentes).

A INCUTES está inserida no Núcleo de Estudos e Aplicação de Economia Solidária e outras Tecnologias Sociais, desenvolvendo ações articuladas com outras Incubadoras, como a INCUBES (Incubadora de Empreendimentos Solidários da UFPB) e a Incubadora Social da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e com Núcleos da Rede, a exemplo do NUCAES – Núcleo Catalisador de Empreendimentos Solidários.

Objetivo

Assessorar e prestar consultoria aos grupos produtivos e empreendimentos que desejam trabalhar de forma coletiva dentro dos princípios da Economia Solidária, contribuindo para geração de trabalho e renda, para o desenvolvimento da economia local, para a redução dos níveis de exclusão social e para a construção de redes solidárias.

Contato

Responsável: 
Andreza Ferreira Lima Paiva
andreza.paiva@ifpb.edu.br

Rua das Trincheiras, nº 275. Centro. João Pessoa-PB. CEP 58011-000
Telefone: (83) 99119-5072 / (83) 99900-4344 

Projetos

No período de 2015 a 2019, foram executadas as seguintes ações:

Título

Edital

Ferramentas de gestão aplicadas à incubação de empreendimentos solidários: o Canvas e o método Bambu.

Edital de Extensão nº 004/2017 - PROENEX 2017.

Fortalecimento de arranjos produtivos de agricultura familiar

Edital de Extensão nº 002/2019 - PROBEXC PROGRAMA.

Trabalho e empoderamento: investindo na autonomia econômica das mulheres

Edital de Extensão nº 020/2015 - TAXA DE BANCADA.

Fortalecimento de empreendimentos solidários: uma contribuição ao processo de empoderamento de mulheres

Edital de Extensão nº 001/2018 - PROBEXC PROJETO.

INVESTIMENTO E APOIO: AÇÕES DE INCUBAÇÃO À ASSOCIAÇÃO DE MULHERES ÁGUIAS DE PEDRAS DE FOGO

Edital de Extensão nº 004/2017 - PROENEX 2017.

Assessoramento de Empreendimentos Solidários

Edital de Extensão nº 014/2015 - PROBEXT PROGRAMA

Trabalho e renda: investindo na formação e no fortalecimento de empreendimentos solidários

Apoio a Projetos de Pesquisa / CHAMADA MCTI/CNPq/MTE/SENAES Nº 21/2015 - INCUBADORAS TECNOLÓGICAS DE EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS


Legislação

História

A constituição de uma incubadora de empreendimentos solidários no IFPB, surgiu do compromisso de ampliação das possibilidades de inclusão social.

Criada em 2007, a INCUTES é fruto de uma chamada para apresentação de propostas do PRONINC (Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares) em 2007 e teve seu projeto de criação regulamentado pelar Resolução de nº 12/2013-CS/IFPB.

Com a evolução de suas ações e a crescente demanda pela intervenção de processos de incubação junto aos arranjos produtivos nas diversas localidades do estado da Paraíba, a intenção do IFPB tem sido criar uma Rede de Incubadoras Tecnológicas de Empreendimentos Solidários, conforme Nota Técnica nº 7/2017-PROEXC, na perspectiva de apoiar e fortalecer os arranjos produtivos e sociais dos territórios em que o Instituto está inserido.

Ao longo dos anos a INCUTES buscou uma metodologia de trabalho que promovesse o protagonismo tanto comunitário quanto estudantil, auxiliando no processo de ensino como prática de formação de cidadãos comprometidos com a transformação social.