Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Extensão e Cultura > Enex > Festival de Culturas Populares

Festival de Culturas Populares

O Festival de Culturas Populares objetiva valorizar e difundir a importância da promoção e da proteção da diversidade das expressões culturais populares e identitárias na EPCT e na vida comunitária em que os campi do IFPB estão inseridos.

O Festival Culturas Populares é uma que compreende a centralidade da cultura como aspecto fundamental na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT).

O Festival se insere no eixo rizomático cidadania e cultura, pois considera a cultura como direito fundamental para o exercício da plena cidadania e para a construção do ser reflexivo, crítico e ativo. Acreditando que o processo educativo e profissionalizante, enquanto responsabilidade do Estado, não ocorre inteiramente sem a dimensão da cultura.

No que tange ao caráter simbólico, torna-se importante para a expressão dos afetos, do desenvolvimento da sensibilidade, do respeito e da convivência com as diferenças ao mesmo tempo em que se efetiva o fortalecimento dos processos identitários.

O Festival Culturas Populares, considerando a ideia de tridimensionalidade da cultura (simbólica, cidadã e econômica), pode abarcar outros eixos rizomáticos como o da articulação de redes e sustentabilidade social, trabalho e geração e renda, educação popular e comunicação, curricularização e institucionalização da extensão e inovação social.

II Edição - Princesa Isabel

Realizado no dia 22 de novembro de 2019

Regulamentado pelo Edital PROEXC 21/2019

O evento contou com apresentações do Grupo de Capoeira Cordão de Ouro, da Banda Cabaçal de São José de Piranhas e do Grupo Raízes do Quilombo, de São José de Princesa.

O ponto alto do festival foi a entrega do Prêmio Vivos Saberes. um reconhecimento da importância cultural, histórica e social dos saberes e fazeres de mestres das culturas populares da região de abrangência do Campus Princesa Isabel.

Quatro grupos de inscreveram, o vencedor foi Raízes do Quilombo. Eurides de Paula dos Santos, recebeu a homenagem pela contribuição à cultura empreendida no Quilombo do Livramento, no município de São José de Princesa.

Fotos do evento

I Edição - Santa Luzia

Realizado em 30 de novembro de 2019

Regulamentado pelo Edital PROEXC 16/2018

O evento contou com oficinas, homenagens, feiras, exposição, além de diversas apresentações culturais, com destaque para o músico Oliveira de Panelas.

Na ocasião foi realizado o Concurso de Violeiros, ponto alto do evento, que está disponível no youtube da TV IFPB.

Fotos do evento