Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Extensão e Cultura > Cultura > Mostra de Artes Cênicas

A I Mostra de Artes Cênicas do IFPB (2022) - Encena com o IF é uma iniciativa do programa de ação cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, por meio da Diretoria de Cultura, realizada em parceria com os docentes de arte dos campi Catolé do Rocha, Esperança, Itaporanga, Patos e Princesa Isabel.

A Mostra homenageia os artistas paraibanos Soia Lira, Dadá Venceslau e Vant Vaz e será realizada nas modalidades de teatro, dança e circo, com o tema: Resistências artísticas brasileiras nos 100 anos da Semana de Arte Moderna.

 

Dadá Venceslau (Venceslau de Sousa Justino) iniciou sua carreira como artesão. Sua primeira experiência com arte circense, teatro e artes plásticas aconteceu em 1980, no Rio de Janeiro. Em 1985, em João Pessoa, fundou “O Supimpa Produções Artísticas” e a Trupe “Agitada Gang”, recebendo diversos prêmios como ator, cenógrafo, figurinista e aderecista. Também participou do espetáculo “Como nasce um cabra da peste”, de Altimar Pimentel, premiado e apresentado no Brasil e exterior.  Dadá ainda gravou o CD "Canta palhaço", em 2000, resgatando cantigas do cancioneiro popular. Em 2004 participou do projeto Arte reciclada e em 2009 foi selecionado na I Bienal de Pequenos Formatos (SESC João Pessoa, 2009) e participou do projeto Galeria de Rua/FAVI/Associart (João Pessoa, 2009).  O "Palhaço Dadá” participa ainda do carnaval de Rua, na confecção de estandartes e alegorias, e atua na ONG Folia Cidadã como arte-educador. Atualmente é membro da Associação de Artistas Plásticos da Paraíba. 


Soia-Lira-9.jpg

 

Soia Lira (Maria Auxiliadora Lira de Souza) começou a carreira artística no teatro ainda criança, ao lado dos irmãos Buda Lira, Nanego Lira e Bertrand Lira. Em 1977, em Cajazeiras, participou do Grupo de Teatro Terra. Em 1980, atuou na peça de Teatro “Os Pirralhos”, com direção de Luiz Carlos Vasconcelos e fez parte do Projeto Mambembão com o espetáculo “Beiço de Estrada”, de Eliezer Filho, em 1984. Com o final do Grupo Terra, deixa os palcos e retorna, em 1992, com a criação do Grupo Piollin, sob a direção de Luiz Carlos Vasconcelos, em João Pessoa, encenando “Vau da Sarapalha”, de Guimarães Rosa. Nos anos 2000, atuou no cinema como Ana, a mãe de Josué (Vinícius Oliveira), em “Central do Brasil”, de Walter Salles. No teatro, com o Grupo Piollin, atuou ainda em “A Gaivota – Alguns Rascunhos”, dirigido por Haroldo Rego, em 2006; e em 2010, participou de “Retábulo”, de Osman Lins, adaptação e direção de Luiz Carlos Vasconcelos. Em 2013, a atriz estreou no espetáculo "A Pá", sob direção de Haroldo Rego. Em 2019, Soia participa do filme “Ambiente Familiar” dirigido por Torquato Joel, e “Pacarrete”, como a personagem Maria. Esse filme também foi responsável por premiar Soia Lira nesse mesmo festival como “Melhor Atriz Coadjuvante”. 

66980032_10206233616196311_1580358346416848896_n.jpg

Vant Vaz (Valmir Vaz) nasceu em 18 de março de 1967, na cidade de João Pessoa. Começou a ter gosto pela dança ainda na infância, ao tentar imitar os Tap dancers dos musicais da Metro (dançarinos que produzem sons ritmados com sapatos específicos). Atuou no Teatro de Arena da FUNESC, entre os anos de 1989 e 1990, enfocando a Cultura Hip-Hop e Street Dance. Em 1993, recebeu o convite para lecionar aulas. Entre os locais nos quais ministrou aulas, tem-se: academias como Prodígio (1996 a 1998), Sonho D’água (2002 a 2004), nas extintas Palavollo, Improviso Academia de Dança, Academia Ativa (1995 a 1996), entre outras. Além delas, ele ensinou na Escola de Dança do Espaço Cultural, de 1992 a 1994 e participou dos diversos projetos como “Oficinas Culturais nos Bairros” da Fundação Cultural de João Pessoa e "Caminhos do Frio". Desde 2011, atua como professor no Curso de Danças Urbanas do Centro Estadual de Arte. Atualmente ele faz parte do Grupo musical Berimbaobab Brasil e Coletivo Tribo Éthnos.

(Texto e Imagens: Portal Paraíba Criativa)

Objetivos

A mostra pretende compartilhar a produção e experimentos realizados em artes cênicas no IFPB, em escolas públicas de educação básica e em institutos e universidades públicas, no âmbito do teatro, dança e circo.

No contexto da educação profissional e tecnológica, são objetivos da Mostra:

a) contribuir com o fomento da produção de artes cênicas, nas expressões artísticas de teatro, dança e circo, considerando vivências significativas, reflexivas e críticas desencadeadas pelas iniciativas artísticas do IFPB e de seus territórios de atuação;

b) incentivar a expressão artística em artes cênicas, nas modalidades de teatro, dança e circo;

c) estimular o interesse pelas artes cênicas contemporâneas da Paraíba;

d) contribuir para o aumento do repertório simbólico de estudantes, servidores e de pessoas da comunidade externa, por meio da fruição e da ampliação da expressão artística em dança, teatro e circo;

e) dar visibilidade à produção de artes cênicas contemporâneas na Paraíba;

f) ampliar as ações de cultura na área das artes cênicas.

Saiba mais

Clique e acesse o editalEdital nº 09/2022 - PROEXC
Comissão de organizaçãoPortaria n° 7/2022 - PROEXC