Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Extensão e Cultura > Extensão Popular e Rural > Qualificação Profissional

Formação Inicial e Continuada

Regulamentados pela Resolução nº 78/2019-CS/IFPB, os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) têm a finalidade de capacitar, aperfeiçoar e atualizar o estudante que deseja entrar ou retornar ao mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente.

Essa modalidade de ensino tem como característica a constante modernização das programações e grades curriculares. Com isso, os alunos aprendem novas competências e atualizam saberes com foco no desempenho de uma função/atividade específica. O IFPB oferta cursos FIC em diversos campi.


As categorias de cursos FIC ou Qualificação Profissional a serem oferecidas pelo IFPB são:

  • Formação Inicial (carga horária mínima de 160 horas) – são cursos que têm por objetivo oferecer, na sua proposta, noções introdutórias a respeito de área específica do conhecimento ou de formação profissional
  • Formação Continuada (carga horária de 40 horas a 160 horas) − compreende cursos que aprimoram, aprofundam e atualizam os saberes relativos a uma área profissional.


Considera-se:

I − Curso de aperfeiçoamento – aquele que objetiva aprofundar habilidades teóricas e ou práticas em uma área do conhecimento

II − Curso de capacitação – aquele que objetiva capacitar mediante a construção de habilidades teóricas e ou práticas limitantes ao exercício das atividades profissionais.

III − Curso de atualização – aquele que objetiva atualizar habilidades teóricas e ou práticas em uma área do conhecimento. Estão incluídos nesta categoria os processos de qualificação destinados a indivíduos que necessitam de uma adequação devido a mudanças tecnológicas e organizacionais. Ocorre no nível da Formação Inicial e Continuada de trabalhadores, independente da escolaridade.

Fluxograma para a realização de cursos

Confira os procedimentos para a realização de curso FIC ou Qualificação Profissional no IFPB.

Programas de Qualificação Profissional no IFPB

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal em 2011, por meio da Lei nº 12.513, com a finalidade de ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.


Lançado pelo Ministério da Educação em 2019, visando oferecer oportunidades de educação profissional e tecnológica aos brasileiros, a iniciativa abre novas oportunidades e novos cursos com foco nas demandas do mercado e nas profissões do futuro. O objetivo é potencializar a educação profissional e tecnológica com incremento de 80% nas matrículas — subindo de 1,9 milhão para 3,4 milhões — até 2023.

Tem como objetivo é desenvolver ações de qualificação profissional de mulheres, que vivem em situação de  vulnerabilidade social, contribuindo na ampliação das possibilidades de geração de trabalho e renda, oportunizando as mulheres na conquista de sua autonomia econômica, política, social e psicológica e, consequentemente, na elevação de sua autoestima e melhoria de suas condições de vida.