Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Extensão e Cultura > Sobre > Curricularização

Curricularização da Extensão

A curricularização da extensão consiste na inserção de ações extensionistas no currículo dos cursos regulares, compondo o itinerário formativo de todos os discentes, de modo inter, trans, multidisciplinar e interprofissional, por meio de atividades orientadas por docentes e com possível colaboração de técnico-administrativos em educação e de discentes egressos, junto à comunidade externa aos Campi e em seu território de abrangência.

As atividades de Extensão devem compor, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 7/2018, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular dos cursos de graduação, sejam eles presenciais ou a distância. Essas atividades deverão fazer parte da matriz curricular desses cursos e desenvolver-se por meio de programas e projetos de extensão, orientados para ações realizadas, prioritariamente, em áreas de grande pertinência social.

A concepção, a metodologia, as diretrizes e os princípios da curricularização ou creditação da Extensão seguem as orientações estabelecidas nas Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, que regimentam o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, a qual aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) referente ao período de 2014 a 2024.

O processo de implantação de tais atividades é composto por etapas que vão desde a sensibilização até a efetiva implantação, com a devida adequação dos PPCs em consonância com o PPI e o PDI do IFPB.

Nessa página, compartilhamos informações para orientar a comunidade acadêmica na implementação da Resolução CNE, ao tempo que convidamos todos(as) para participar da construção democrática e coletiva desse processo. 


RESOLUÇÃO AR 84/2021 - CONSUPER dispõe sobre as Diretrizes para a Curricularização da Extensão no âmbito do IFPB.

Plantão de Suporte

A PROEXC disponibiliza um plantão de atendimento para dar suporte aos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) e demais setores envolvidos, em relação ao processo de curricularização da extensão.

O atendimento se dará as sextas-feiras, das 14h às 17h, através da plataforma Google Meet.

As reuniões devem ser agendadas previamente através do e-mail dexpr.proexc@ifpb.edu.br

Marco Regulatório

A inserção da Extensão nos currículos dos cursos de graduação está prevista nos seguintes normativos:

  • Constituição Federal de 1988, no seu Art. 207, quando estabelece o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
  • Lei nº 9.394/1996 - LDB - Lei de Diretrizes e Bases, no seu Art. 43, inciso VII, determina como finalidade da educação superior a promoção da extensão, “aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição”.
  • Lei nº 11.892/2008, que destaca no Art. 6º, inciso VII, como uma das finalidades dos Institutos Federais, “desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica”.
  • Lei nº 13.005/2014 que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024, no qual está estabelecida na meta 12, estratégia 7, “assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”.
  • Recomendações do FORPROEX sobre a inserção da Curricularização da Extensão.

Eventos

Com o objetivo de formar a comunidade sobre a temática, a PROEXC e Pró-Reitoria de Ensino (PRE) vem promovendo eventos para disseminar e sensibilizar sobre a temática.

 Acesse AQUI a nossa apresentação.

3º Seminário de Curricularização da Extensão


 

Realizado nos dias 04, 10 e 16/11/2021, no canal do YouTube da PROEXC, com o objetivo de dialogar sobre a Extensão como prática indissociável ao Ensino e à Pesquisa, contribuindo na formação cidadã do estudante e na transformação social, o III Seminário contou com a  palestra de abertura "A Extensão como Prática Transformadora", proferida pela profª Drª Olgamir Amancia Ferreira - Decana de Extensão da Universidade de Brasília -UnB.

 



2º Seminário de Curricularização da Extensão


                        

O evento foi aconteceu no dia 01/12/2020, no canal do YouTube da TV IFPB, e contou com a palestra “Extensão e Curricularização”, ministrada pelo prof. Wilson Matos, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP); assim como o relato de experiência sobre a curricularização da Extensão no Instituto Federal do Pará (IFPA), com o pró-reitor de Extensão da instituição Fabrício Medeiros.

Acesse a Apresentação Prof. Fabrício Medeiros - IFPA


1º Seminário de Curricularização da Extensão


                       

Realizado no dia 18/12/2019 o I Seminário sobre Curricularização da Extensão na Formação Acadêmica do IFPB, reuniu coordenadores de Extensão, Diretores de Ensino e convidados.

O evento aconteceu durante a 26ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes (CODIR) com a apresentação das representantes do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Raquel Lunarde e Denise Batalha que ministraram a palestra: Curricularização da Extensão:  caso de sucesso no IF Farroupilha.

Perguntas e Respostas

Em breve disponibilizaremos uma relação das principais dúvidas sobre a curricularização da extensão no IFPB e as respostas para dirimi-las.

Confira o artigo de Renato Dagnino sobre a Curricularização da Extensão e a Extensão Disciplinar Solidária. Trata-se de um texto bastante esclarecedor.


Histórico no IFPB

No IFPB , a pauta vem sendo discutida desde 2017, a partir publicação da Nota Técnica nº 09/2017/PROEXC/IFPB, de 11 de dezembro de 2017, que dispõe sobre concepções e práticas associadas ao processo de curricularização e creditação da extensão por meio do Programa Integrador Escola Comunidade no IFPB.

Em 2018, foi constituída a Comissão de Curricularização do IFPB através da Portaria nº 1960/2018-REITORIA/IFPB, que intensificou as ações institucionais.