O ENEX trata-se de um evento institucional, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O evento celebra o encontro dialógico de saberes e práticas entre a academia e os setores populares, consagrando o compromisso extensionista de busca incessante pela transformação social.

A iniciativa constitui-se em um dos mecanismos de mobilização, sensibilização e conscientização do papel e da importância da extensão no universo acadêmico, quer como atividade formadora, quer como fonte de pesquisa e de transformação social.

O objetivo é oportunizar espaços interativos de trocas de experiências, de aprendizados e de conhecimentos, dentro de uma formatação que permita importantes reflexões acerca das ações extensionistas e seus resultados, com a participação efetiva dos/as atores/atrizes sociais e a comunidade acadêmica.

Em 2021, a 6ª Edição do ENEX acontece de 20 a 22 de setembro, de forma virtual, através da plataforma Even 3, com transmissão pelo canal do YouTube da TV IFPB.

O tema deste ano é EXTENSÃO PARA AS DIFERENÇAS: RESISTIR E ESPERANÇAR.

ACESSE AQUI O SITE DO EVENTO.


Edições Anteriores

5º Edição - 2019
25 a 27/09 - Campus Campina Grande
Tema: Diálogos extensionistas: Por uma ação transformadora.

4ª Edição - 2017
22 a 25/08 - Cabedelo, Cabedelo Centro e Núcleo Avançado de Lucena
Tema: A participação social na educação profissional.

3ª Edição - 2015
24 a 26/09 - Areia
Tema Inovação e educação popular como práxis da extensão

2ª Edição - 2013
24 a 27/09 - Campus João Pessoa
Tema: “A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão

1ª Edição - 2011
25 a 27/05 - Campus João Pessoa
Tema: Socializando a Extensão no IFPB

Abrangência

Alunos/as participantes de projetos e programas de extensão e cultura do IFPB, Coordenadores/as de Extensão e Cultura, ou ocupantes de cargos equivalentes, servidores/as e estudantes do IFPB, parceiros/as sociais, representações de setores populares e movimentos sociais que participam ou tenham participado de ações de extensão no IFPB.

Histórico

 A 1ª edição do ENEX foi realizada em 2011, no IFPB Campus João Pessoa. O evento surgiu da necessidade de consolidar a cultura da extensão no instituto, socializando as ações desenvolvidas nos diversos campi. A proposta foi que o evento fizesse parte da agenda institucional do IFPB a cada dois anos.

O evento teve como objetivo promover a divulgação, a socialização e a publicação das atividades de extensão, desenvolvendo atividades que propiciem além do debate acerca da extensão no âmbito das instituições de ensino, à difusão, à socialização e à democratização do conhecimento produzido.

A programação do evento contou com palestras, paineis, apresentações culturais, oficinas, apresentação oral de trabalhos, mostra de projetos de extensão e feira de economia solidária.


Seguindo a proposta de realizar o evento a cada dois anos, em 2013 foi realizada a segunda edição do ENEX, sediado mais uma vez no IFPB Campus João Pessoa. O evento trouxe discussões e debates acerca da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, como condição para que as competências profissionais sejam amplamente desenvolvidas.

A iniciativa constitui-se em um dos mecanismos de sensibilização e conscientização acerca do papel e da importância da extensão no universo acadêmico, quer como atividade formadora, quer como fonte de pesquisa e de transformação social.

A realização deste Encontro representou um importante momento de legitimação e de consolidação das atividades de extensão no IFPB, enquanto interface entre o ensino e a pesquisa.

A programação do evento foi muito diversificada, com apresentação de palestras, mesas redondas, oficinas, exposição de trabalhos e várias apresentações culturais.


Em 2015 o IFPB Campus Avançado de Areia sediou o 3º ENEX. Experimentou a possibilidade de ampliar o território de atuação, passando a adotar o critério de realização itinerante. O tema central da terceira edição foi “inovação e educação popular como práxis da extensão”.

Acesse aqui o site do evento.  Acesse aqui o álbum de fotos do evento.


Em 2017, a quarta edição do ENEX abrangeu três unidades do IFPB: Cabedelo, Cabedelo Centro e Núcleo Avançado de Lucena. O Encontro contou com uma metodologia inovadora de unidades de vivências, com o objetivo de permitir uma maior participação social dos grupos comunitários e a comunidade do IFPB.

Acesse aqui o site do evento.




2019, IFPB Campina Grande – O ENEX realizou sua 5ª edição, no período de 25 a 27 de setembro de 2019, dando continuidade a perspectiva itinerante do evento, proporcionando espaços de diálogos que fortaleceram a concepção transformadora da ação extensionistas. Contou com mais de 1 mil participantes.