Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Extensão e Cultura > Cultura > Prêmio IFPB de Artes Visuais

Prêmio IFPB de Artes Visuais

por Verônica Rufino publicado 04/12/2020 10h07, última modificação 30/09/2022 13h47

O Prêmio IFPB de Artes Visuais 2022 (PAV-IFPB) é uma ação da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, por meio da Diretoria de Cultura, contando com parcerias das coordenações de área de Artes, Cultura e Eventos (CAACE) e Audiovisual e Multimeios (CAUDIOM) do campus João Pessoa, da Diretoria Geral de Comunicação e Marketing (DGCOM) da Reitoria e docentes de Artes dos campi de Santa Rita, Sousa e Picuí.

Em sua edição 2022, o Prêmio IFPB de Artes Visuais homenageia em vida o artista paraibano Wilson Figueiredo e o artista plástico paraibano Hermano José (in memorian) pelo seu centenário de nascimento.

O Prêmio IFPB de Artes Visuais 2022 é um processo seletivo que pretende dar visibilidade e fomentar a produção contemporânea de artes visuais, nas expressões de 1) fotografia, 2) desenho e/ou pintura, 3) desenho e/ou pintura digital, 4) arte urbana, 5) instalação artística, 6) escultura e objeto, 7) audiovisual. O prêmio se insere nas programações e reflexões do IFPB sobre o “legado e novos olhares artísticos nos 100 anos da Semana de Arte Moderna”.

Sobre os homenageados:


Wilson Figueiredo (1949 - ): É artista plástico paraibano, escultor, pintor, desenhista, tem formWilson-Figueiredo1.jpgação de técnico em Edificações pelo antigo Cefet-PB, e é funcionário aposentado da antiga Saelpa. Traz em sua arte e matéria prima o ferro velho, materiais reutilizados, placas e chapas de ferro enormes e quadros com técnica inovadora em arame, proporcionando uma obra diversificada e criativa com temas que refletem a vida nordestina. De renome internacional, tornou-se imortal ocupando a cadeira de número 333 com o título de Chevalier Académicien da Mondial Art - Academia da França.

(Fonte: Paraíba Criativa)


Hermano José 
(1922-2015):

Hermano-Jos---1.jpgArtista plástico paraibano foi artista multi-linguagem, diretor teatral, cenógrafo, desenhista, pintor, gravador, crítico, e ativista cultural. Defensor das belezas naturais de João Pessoa, retratou e lutou pela preservação de pontos turísticos de importância geográfica e ecológica em suas obras e esteve envolvido politicamente em ações de preservação do meio ambiente na década de 90. Hermano deixou um enorme acervo de obras e seu legado não pode ser esquecido. Recebeu diversas homenagens em vida, foi homenageado pelo antigo Cefet-PB e por diversos órgãos públicos e privados da Paraíba.

(Fonte: Paraíba Criativa)


Informações importantes



Edital nº 10/2022 - PROEXC       Clique AQUI
Endereço eletrônico da Votação Popular - Categoria: Pintura e ou desenho (estudante do IPB)Clique AQUI
Comissão de AvaliaçãoClique AQUI
Comunicado sobre alteração do cronogramaClique AQUI
Link para inscriçõesClique AQUI
Matéria no site do IFPBClique AQUI
Post no InstagramClique AQUI
Peças gráficasClique AQUI


Edições Anteriores