Programa de Ambientação para Novos Servidores

por Patrícia Lins Gomes de Medeiros Mota publicado 21/12/2016 10h35, última modificação 19/12/2022 15h03

O Programa de Ambientação para Novos Servidores é uma ação da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), setor ligado à Diretoria Geral de Gestão de Pessoas (DGEP) do Instituto Federal da Paraíba, voltada para servidores que ingressam na instituição através de nomeação ou de redistribuição. Ele é realizado em parceria com as Unidades de Gestão de Pessoas dos Campi, com a Diretoria Geral de Tecnologia da Informação, com as Pró-Reitorias do IFPB e com as entidades Sintef-PB, Assifpb, Sicoob Coopercret e Funetec. A certificação é de responsabilidade da DGEP.

Desde a sua implantação, o Programa de Ambientação, busca a integração dos novos servidores do Instituto Federal da Paraíba por meio de vivências, capacitação em serviço e apresentação da forma de funcionamento da Instituição.

O Programa vem sendo oferecido aos servidores do IFPB desde o mês de agosto de 2010, quando uma turma pioneira participou de atividades que ajudaram no seu processo de adaptação ao novo ambiente de trabalho e de conhecimento da estrutura do nosso Instituto. Ao longo desses últimos anos, o formato do programa sofreu adaptações e reformulações de modo a atender o máximo de servidores possível, incluindo os das unidades do interior do Estado.

Nessa atual versão, o IFPB vem adotando dois formatos para a ambientação de novos servidores: um modelo semi-presencial, quando há a entrada de um número grande de nomeados; e um modelo a distância, quando não é possível a realização de uma posse coletiva ou o número de servidores nomeados é pequeno.

Os servidores redistribuídos também podem participar do Programa. Quando da sua chegada ao IFPB, eles devem se apresentar ao Setor de Gestão de Pessoas da Unidade no qual foi lotado e informar do seu desejo em participar do curso. A demanda é encaminhada à DDP, que providenciará a inscrição do servidor.

O Programa de Ambientação é ofertado aos servidores de todas as unidades do IFPB, mas a sua participação não é obrigatória. Para fins de cômputo de certificação e carga horária para Progressão por Capacitação, são realizados registros detalhados sobre as datas, listas de presença e sobre os conteúdos tratados em todas as etapas da Ambientação.