Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas > Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)

Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)

por Patrícia Lins Gomes de Medeiros Mota publicado 24/09/2020 10h51, última modificação 08/10/2020 09h34

O Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) é um dos instrumentos da nova Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP). Ele deve ser elaborado anualmente por cada instituição do Serviço Público Federal e lançado no Sistema Sipec, para vigorar no exercício seguinte.

A sua finalidade, portanto, é elencar as necessidades de desenvolvimento da instituição para a consecução de seus objetivos institucionais. Mas ele pode ser revisado, motivadamente, para inclusão, alteração ou exclusão de conteúdo, em períodos específicos do ano, definidos pelo Sipec.

O PDP deve conter:

I - a descrição das necessidades de desenvolvimento que serão contempladas no exercício seguinte, incluídas
as necessidades de desenvolvimento de capacidades de direção, chefia, coordenação e supervisão;
II - o público-alvo de cada necessidade de desenvolvimento; e
III - o custo estimado das ações de desenvolvimento.

O PDP também conterá as ações de desenvolvimento, caso já tenham sido definidas, com a respectiva carga horária estimada, que atenderão cada necessidade de desenvolvimento identificada, previstas para o exercício seguinte.

A Unidade de Gestão de Pessoas do órgão ou da entidade é responsável pelo PDP perante o órgão central
do SIPEC e apoiará os gestores e a autoridade máxima do órgão ou da entidade na gestão do desenvolvimento de
seus servidores, desde o planejamento até a avaliação.

Para conhecer mais sobre o Plano de Desenvolvimento de Pessoas do IFPB, você pode acessar o conteúdo informativo elaborado pela Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP).

 

PDP 2020

O primeiro Plano de Desenvolvimento de Pessoas do IFPB foi elaborado em 2019 para ser executado em 2020. As necessidades informadas no plano foram fruto de um trabalho de colaboração de servidores de todas as unidades do Instituto, que responderam o formulário do Levantamento de Necessidades, cujas informações foram compiladas pela equipe da DDP e lançadas no Sipec.

Você pode acessar o PDP 2020, que está atualmente em execução, e também conferir a manifestação técnica emitida pelo Ministério da Economia. É nele que estão previstas todas as necessidades que nortearão as ações de desenvolvimento, as licenças para capacitação e os demais afastamentos dos servidores do Instituto durante esse ano.


PDP 2021

A elaboração o Plano de Desenvolvimento de Pessoas para 2021 já ocorreu. Mais uma vez, a comunidade interna foi convidada a participar ativamente da construção das necessidades informadas no Plano. 

O PDP 2021 foi lançado no Sistema Sipec, após aprovação do Magnífico Reitor, e aguarda aprovação pelo Ministério da Economia.