Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas > Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)

Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)

por Patrícia Lins Gomes de Medeiros Mota publicado 24/09/2020 10h51, última modificação 13/12/2023 14h01

O Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) é um dos instrumentos da nova Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP). Ele deve ser elaborado anualmente por cada instituição do Serviço Público Federal e lançado no Sistema Sipec, para vigorar no exercício seguinte.

A sua finalidade, portanto, é elencar as necessidades de desenvolvimento da instituição para a consecução de seus objetivos institucionais. Mas ele pode ser revisado, motivadamente, para inclusão, alteração ou exclusão de conteúdo, em períodos específicos do ano, definidos pelo Sipec.

O PDP deve conter:

I - a descrição das necessidades de desenvolvimento que serão contempladas no exercício seguinte, incluídas
as necessidades de desenvolvimento de capacidades de direção, chefia, coordenação e supervisão;
II - o público-alvo de cada necessidade de desenvolvimento; e
III - o custo estimado das ações de desenvolvimento.

O PDP também conterá as ações de desenvolvimento, caso já tenham sido definidas, com a respectiva carga horária estimada, que atenderão cada necessidade de desenvolvimento identificada, previstas para o exercício seguinte.

A Unidade de Gestão de Pessoas do órgão ou da entidade é responsável pelo PDP perante o órgão central
do SIPEC e apoiará os gestores e a autoridade máxima do órgão ou da entidade na gestão do desenvolvimento de
seus servidores, desde o planejamento até a avaliação.

Para conhecer mais sobre o Plano de Desenvolvimento de Pessoas do IFPB, você pode acessar o conteúdo informativo elaborado pela Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP).

PDP 2024

Vigente a partir de 1º de janeiro de 2024, o PDP 2024 do IFPB foi elaborado a partir de um trabalho de colaboração dos servidores de todas as unidades do Instituto, que responderam o formulário do Levantamento de Necessidades, cujas informações foram compiladas pela equipe da DDP e lançadas no Sipec.

Você pode acessar o PDP 2024, no qual  estão previstas todas as necessidades que nortearão as ações de desenvolvimento, as licenças para capacitação e os demais afastamentos dos servidores do Instituto durante esse ano.

Ao planejar a participação em uma ação de desenvolvimento, o servidor deve atentar para o público-alvo da necessidade e se ela está prevista para ser atendida por um curso de educação formal (graduação, especialização, mestrado, doutorado) ou não. Neste último caso, ela deverá ser atendida por cursos de curta duração ou eventos de capacitação (simpósio, congresso, workshop, oficina, etc).

Também é possível conferir a manifestação técnica emitida pelo Ministério da Economia,  que indica quais são as ações de desenvolvimento das Escolas de Governo federais que podem atender às necessidades de desenvolvimento indicadas como transversais nos PDPs, bem como apresenta os principais resultados das análises realizadas pelo Órgão Central do Sipec e pela Fundação Escola Nacional de Administração Pública – Enap.

É importante destacar que:

• O PDP 2024 é válido para os servidores de todas as unidades do IFPB;
  • Os PDPs dos anos anteriores serão considerados como executados e apenas o PDP 2024 (um compilado das necessidades dos anos anteriores) estará válido a partir de 1º de janeiro de 2024;
  • Os servidores cujas solicitações de ação de desenvolvimento já foram aprovadas com base nas necessidades previstas nos PDPs anteriores não precisam fazer uma nova solicitação.

Histórico

O primeiro Plano de Desenvolvimento de Pessoas do IFPB foi elaborado em 2019 para ser executado no ano de 2020. Desde então, todas as ações de desenvolvimento dos servidores (incluindo capacitação e qualificação) são norteadas pelas necessidades que foram previstas nestes Planos.

Com a vigência do PDP 2024, todos os anteriores foram considerados executados e, portanto, perderam a sua validade. Porém, você pode acessá-los abaixo, como forma de registro das ações da Política de Desenvolvimento de Pessoas do Instituto Federal da Paraíba: