Saúde do Servidor
Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do IFPB
O Instituto Federal da Paraíba aprovou a sua Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, através da Resolução nº 151-CS, de 17 de novembro de 2017. O documento tem o intuito de institucionalizar uma política transversal, integrada e inter campi, envolvendo diversas áreas, setores, obedecendo aos conceitos, fundamentos e princípios que nortearão a prática da promoção à saúde e qualidade de vida dos servidores e colaboradores do IFPB, construindo com compromisso e corresponsabilidades o bem-estar no ambiente do Instituto.
*************************************************************************************************
Planos de saúde
Os servidores (ativos e aposentados) e os pensionistas ligados ao IFPB têm, atualmente, três opções de ofertas de planos de saúde voltados para esse público: o da Aliança Administradora, o da Unimed (através da Assifpb) e o da GEAP.
Planos da Qualicorp - Aliança
A Qualicorp (empresa que incorporou a Aliança Administradora) traz opções de planos de Saúde (Amil, Bradesco Saúde, Sulamérica, Hapvida e Smile) e de planos odontológicos (DentalUni). Confira a tabela com os valores.
A adesão é realizada exclusivamente através dos telefones 0800 254 2622, 3004-7009 e (11) 97094-3687 (WhatsApp) ou do site da Aliança (https://www.aliancaadm.com.br/e/orgao-publico/ifpb/). A Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP-Reitoria) e as Unidades de Gestão de Pessoas dos campi estão à disposição para esclarecimentos de dúvidas sobre os planos.
Ressalta-se que a data limite de recebimento na Aliança é o dia 15 de cada mês. A vigência do plano iniciará no dia 1º do mês seguinte. Ou seja, adesões efetivadas no dia 15 de agosto, o plano entra em vigência dia 1º de setembro. Para adesões efetivadas dia 16 de agosto, a vigência passa para o dia 1º de outubro.
Os servidores que aderem a qualquer um dos planos ofertados pela Aliança podem solicitar ressarcimento através do Auxílio Saúde Complementar. O desconto da mensalidade do plano é feito através do contracheque.
Com a renovação do convênio, a administradora está com uma condição especial: as adesões feitas até 07 de maio contarão com isenção total de carências, inclusive para parto, para coberturas parciais temporárias (cirurgias e procedimentos de alta complexidade) e para doenças ou lesões preexistentes. Os servidores que aderirem no período de 08 de maio a 06 de junho, terão que cumprir carência apenas para as coberturas parciais temporárias e para as doenças ou lesões preexistentes.
Planos da Servix
A Servix Administradora de Benefícios de Saúde S/S disponibiliza opções de planos de saúde e odontológicos, coletivos empresariais, abrangência nacional e regional com condições especiais de preços e carências (isenção até 06/06/2021).
O prazo para adesão do plano de saúde ou odontológico será até o dia 15 de cada mês, com início de cobertura a partir do dia 1º do mês seguinte. As formas de pagamento das mensalidades disponibilizadas pela Administradora são: Débito em Conta Corrente (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) e Boleto Bancário. Confira a tabela com os valores.
Os servidores que aderirem a qualquer um dos planos ofertados pela Servix podem solicitar ressarcimento através do Auxílio Saúde Complementar.
Para mais informações e para adesão aos planos, entrar em contato através dos endereços eletrônicos: planodesaude@servixsaude.com.br e www.servixsaude.com.br/mec, ou dos números de telefone: 0800 – 6039191, (61) 3298-9000 e (61) 99828-6736.
Planos da AllCare
A AllCare Benefícios é uma Administradora de Benefícios especializada na administração de planos de saúde médico e odontológico coletivos por adesão e coletivos empresariais. Dentre os diversos serviços, destacam-se em gestão de carteira, apoio técnico e operacional, cobrança de mensalidades, negociação de reajuste, suporte a RHs e aplicação de mecanismo de regulação de riscos.
São ofertados, para os servidores do IFPB, os planos da Bradesco Saúde e da Unimed Central Nacional. Confira a tabela com os valores.
Para as adesões feitas até 06/06/2021, haverá isenção de carência. A administradora também está dando 30% de desconto na primeira mensalidade.
Para mais informações e para adesão aos planos, entrar em contato através dos endereços eletrônicos: contato@beneficies.com.br e www.cuidamec.com.br, ou dos números de telefone: 4003-4464 / 0800 601 1013 e (84) 99912-0004 (WhatsApp).
Os servidores que aderirem a qualquer um dos planos ofertados pela AllCare podem solicitar ressarcimento através do Auxílio Saúde Complementar.
Planos da Assifpb
A Associação dos Servidores do IFPB (Assifpb) tem um contrato firmado com a UNIMED-JP para o oferecimento de planos de assistência médico-hospitalar.
Mais recentemente, a Associação também fechou parceria com a operadora Smile Saúde. São cinco opções de plano sem coparticipação. Mais informações com Caio Albuquerque (83) 98891-1703 (corretor exclusivo).
Pode-se conferir as tabelas completas de cada operadora (Unimed e Smile), contando com as opções de plano e seus respectivos valores por faixa etária, bem como a lista de documentos necessários para a filiação à Assifpb, uma vez que para ter direito ao benefício é preciso ser associado.
Os servidores que optarem por quaisquer dos planos também têm direito ao ressarcimento através do Auxílio Saúde Complementar, devendo solicitar, o referido ressarcimento através da apresentação do boleto pago no Sistema SUAP.
Os contatos da Assifpb são: 3612-1383 e 9.9662-0006 / 9.9954-0163 (vivo), e-mail assifpb@gmail.com. O escritório da Associação fica localizado no IFPB Campus João Pessoa.
Planos da GEAP
A Geap Autogestão em Saúde oferta planos de saúde para os servidores do IFPB através do Convênio nº 01/2013 e do Termo Aditivo ao Convênio nº 01/2013. Os beneficiários contam com seis modalidades de planos (alguns com assistência odontológica), sendo quatro deles com coparticipação e duas modalidades de plano sem coparticipação. O desconto da mensalidade é feita diretamente na folha de pagamento do servidor. Confira a diferença entre os planos, acessando o portal da GEAP, e o valor do custeio tanto dos planos com coparticipação bem como daqueles sem coparticipação e também do Plano Para Você Paraíba, para Titulares, Dependentes e Agregados.
A tabela dos valores para agregados e auto-patrocinados pode ser vista aqui.
Para aderir, é necessário preencher o termo de adesão do plano escolhido (disponível no Portal da GEAP), anexar a documentação necessária e enviar, através de um processo eletrônico aberto no SUAP, para a Unidade de Gestão de Pessoas ao qual o servidor esteja vinculado. Podem ser inscritos, na condição de Dependente do titular, os vínculos abaixo:
I - o cônjuge, o companheiro ou companheira de união estável;
II - o companheiro ou companheira de união homoafetiva, obedecidos aos mesmos critérios adotados para o reconhecimento da união estável;
III - a pessoa separada judicialmente, divorciada ou de união estável ou homoafetiva reconhecida e dissolvida judicialmente, com percepção de pensão alimentícia;
IV - os filhos e enteados, solteiros, até 21 (vinte e um) anos de idade ou, se inválidos, enquanto durar a invalidez;
V - os filhos e enteados, entre 21 (vinte e um) e 24 (vinte e quatro) anos de idade, dependentes economicamente do Titular e estudantes de curso regular reconhecido pelo MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO;
VI - o menor sob guarda ou tutela concedida por decisão judicial.
Podem ser inscritos, na condição de grupo familiar do titular (Agregados), os vínculos familiares abaixo:
I - Mãe, pai, madrasta e padrasto;
II - Os filhos e enteados quando perdem o direito na condição de dependente;
III - Irmãos; e
IV - Netos.
Para os planos da GEAP, o desconto da mensalidade é feita diretamente na folha de pagamento do servidor e o Auxílio Saúde é aplicado automaticamente.
______________________________________________________________________________________________________________________
Saiba como pedir o ressarcimento do plano de saúde.
É possível fazer a portabilidade de carências quando o servidor muda de um plano de saúde para outro. Para tanto, basta cumprir os requisitos previstos na Resolução Normativa nº 438/2019 - ANS, conforme as orientações dadas pela Agência Nacional de Saúde.