Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Extensão e Cultura > Cultura > Prêmio IFPB de Artes Visuais > Prêmio IFPB de Artes Visuais - Edição 2020/2021

Prêmio IFPB de Artes Visuais 2020/2021

O Prêmio IFPB de Artes Visuais (PAV-IFPB) foi realizado como uma ação do Programa de Ação Cultural da PROEXC, por meio da Diretoria de Cultura, com parceria intersetorial da Coordenação de Arte do campus João Pessoa.

Em sua edição 2020/2021, o Prêmio prestou homenagem ao artista visual Ricardo Peixoto, sendo realizado na modalidade de fotografia, com o tema: "Extensão para além dos olhos".

Ricardo Peixoto é fotógrafo e jornalista, graduado em Comunicação Social (UFPB). Atua profissionalmente desde 1989 e, em 1995, foi um dos fundadores da Agência Ensaio, a primeira agência de fotografia da Paraíba, atuante no fomento da produção fotográfica e atividades em comunidades de baixa renda, junto a alunos de escolas públicas e privadas. Atualmente coordena um projeto que trabalha a utilização da imagem como instrumento de linguagem e formação profissional em projetos sociais nas escolas, universidades, fundações e instituições culturais de diversas cidades do país. Curador do Museu da Imaginação, participou de vários salões e festivais nacionais e internacionais de fotografia e suas obras integram acervos e coleções no Brasil, Argentina, Áustria e França.

O Prêmio se tratou de um concurso que visou dar visibilidade e fomentar a produção de artes visuais contemporânea, na modalidade de fotografia, considerando os sentidos e as transformações desencadeadas pelas ações de extensão do IFPB.

O Prêmio recebeu 27 (vinte e sete) inscrições de discentes (59%) e parceiros sociais (41%) do IFPB, abrangendo os campi de João Pessoa, Pedras de Fogo, Princesa Isabel, Cabedelo, Santa Rita, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, Mangabeira, Itabaiana e Areia. Dentre os inscritos, 59% (16) possuíam as idades de 18 a 35 anos, 30% (8) entre 35 e 60 anos e 11% (3) menos de 18 anos.

A realização da edição 2020/2021 executou recursos financeiros na ordem de R$10.000,00 (dez mil reais), destinados às premiações e à contratação de oficina cultural e exposição artística.

Ações

Em seu aspecto formativo, o Prêmio ofertou oficina cultural “CUTuCA os ZOI – LABORATÓRIO SENSORIAL da IMAGEM”, realizada virtualmente nos dias 19, 23, 24 e 26 de julho de 2021, ministrada por Ricardo Peixoto, totalizando a carga horária de 8h/a. A oficina que abordou conceitos, práticas e experimentos da percepção sensorial do olhar fotográfico em suas possibilidades de estudo e investigação, contou com a participação de 40 inscritos entre discentes e servidores de diversos campi do IFPB.

WhatsApp Image 2022-02-02 at 11.01.00 (2).jpeg

Ainda foi realizada a exposição visual do artista homenageado intitulada “Cabeça de Lagartixa”, a partir da utilização do muro externo do campus João Pessoa, em frente a tradicional Feira de Jaguaribe. Sobre a exposição definiu Ricardo Peixoto, “é um trabalho multimídia, que traz conceitos do grafite, lambe lambe, colagens, pensamentos e ditos populares - tudo que me cerca e me fascina enquanto linguagem e expressão”.

WhatsApp Image 2022-02-02 at 11.02.12.jpeg WhatsApp Image 2022-02-02 at 11.02.12 (2).jpeg  WhatsApp Image 2022-02-02 at 11.02.12 (1).jpeg WhatsApp Image 2022-02-02 at 11.02.11.jpeg