Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 05 > Ações visam promoção da saúde mental

Ações visam promoção da saúde mental

Iniciativa da Coordenação de Assistência à Saúde do Estudante promove encontros de acolhimento e palestras
por Patrícia Nogueira publicado: 16/05/2023 11h05 última modificação: 17/05/2023 12h21

O IFPB tem cada vez mais dado ênfase nas ações de promoção da saúde mental, contribuindo com o bem-estar dos estudantes no ambiente escolar.

Uma das ações se dá por meio do grupo de acolhimento psicológico que realiza escuta dos estudantes toda terça-feira, a partir das 18h, por meio do Google Meet. O projeto terapêutico é realizado em parceria com a UNIESP, oferecendo o suporte que os estudantes necessitam. Durante esse acolhimento e escuta, podem ser identificados alguns sintomas e afecções que constrangem o estudante em suas relações sociais como: depressão, fobia, síndrome de pânico, distúrbio bipolar, distúrbios de aprendizagem, transtornos alimentares, toxicomanias, alcoolismo, crises de ansiedade.Aqueles que necessitam de um acompanhamento clínico mais contínuo, é feito o encaminhamento para a rede externa como os Centros de Atenção Psicossocial e policlínicas”, disse a Coordenadora de Assistência à Saúde do Estudante, piscóloga Ana Carolina Simões. O projeto será realizado durante todo o mês de maio, dará uma pausa em junho e julho e retornará no mês de agosto.

Acesse aqui para participar do grupo de acolhimento.

Nas quintas-feiras é a vez do ciclo de palestras, que traz à tona temas sobre saúde mental e bem-estar. Os encontros são realizados pelo google meet e é voltado para todos os estudantes. Com temas variados, o objetivo é acolher e identificar fatores que possam provocar sofrimento nos alunos. “Esse projeto é realizado em parceria com a clínica de psicologia do Unipê, por meio de uma parceria que fizemos em 2021”, lembrou Carolina. Ela enfatizou ainda que a presença dos estagiários de psicologia irá contribuir muito para o projeto pedagógico do IFPB, que tem a necessidade de trabalhar as relações, a educação como uma ação de crescimento, a saúde mental, bem como trabalhar o aprendizado que suscita desenvolvimento intelectual, emocional, espiritual, social, econômico e humano.

O Projeto Terapêutico com a Uniesp tem como objetivo acolher os estudantes que apresentam algumadificuldade psicossocial do tipo mental ou algum outro distúrbio, a fim de promover aos estudantes desenvolvimento, a saúde mental e inclusão social. Alguns exemplos de sintomas e afecções que constrangem o estudante em suas relações sociais são: depressão, ,fobia, síndrome de pânico, distúrbio bipolar, distúrbios de aprendizagem, transtornos alimentares, toxicomanias, alcoolismo, crises de ansiedade.

O link para participar das palestras sobre saúde mental é divulgado nas quintas-feiras nas redes sociais do IFPB.

Todo o projeto é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por meio da Coordenação de Assistência à Saúde do Estudante.

Acesse aqui a programação do ciclo de palestras:

Temas

Facilitadoras