Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Sobre o IFPB

Sobre o IFPB

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 27/05/2016 23h02, última modificação 04/05/2021 11h56

Apresentação



O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação e Cultura - MEC. Referência em ensino profissional na Paraíba, o IFPB conta com 21 unidades espalhadas em todo o Estado, entre Campus e Campus Avançado. Os Campi Avançados são vinculados à Reitoria, que tem sede na Capital paraibana.


As unidades em funcionamento com denominação de Campus são: Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Santa Rita, Sousa e Santa Luzia. Os Campi Avançados são: Cabedelo Centro, João Pessoa Mangabeira, Soledade, Areia e Pedras de Fogo. 

Desde 2017, um Polo de Inovação credenciado Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) está em funcionamento. Ele está localizado em João Pessoa e atua na área de Sistemas para Automação em Manufatura.  

O IFPB oferece diversos cursos presenciais e a distância, nas modalidades integrado ao ensino médio, subsequente, superior e pós-graduação (stricto sensu e lato sensu), além de cursos de Formação Inicial e Continuada. Todos gratuitos. A instituição conta ainda com diversos programas de Pesquisa, Extensão e Inovação, envolvendo estudantes, servidores e colaboradores.


Nossa Missão


 

Ofertar a educação profissional, tecnológica e humanística em todos os seus níveis e modalidades por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, na perspectiva de contribuir na formação de cidadãos para atuarem no mundo do trabalho e na construção de uma sociedade inclusiva, justa, sustentável e democrática.


Visão


 

Ser uma instituição de excelência na promoção do desenvolvimento profissional, tecnológico e humanístico de forma ética e sustentável beneficiando a sociedade, alinhado às regionalidades em que está inserido.

Valores


 

Ética

Requisito básico orientador das ações institucionais;

Desenvolvimento Humano

Fomentar o desenvolvimento humano, buscando sua integração à sociedade por meio do exercício da cidadania, promovendo o seu bem-estar social;

Inovação

Buscar soluções para as demandas apresentadas;

Qualidade e Excelência

Promover a melhoria contínua dos serviços prestados

Transparência

Disponibilizar mecanismos de acompanhamento e de publicização das ações da gestão, aproximando a administração da comunidade;

Respeito

Ter atenção com alunos, servidores e público em geral;

Compromisso Social e Ambiental

Participa efetivamente das ações sociais e ambientais, cumprindo seu papel social de agente transformador da sociedade e promotor da sustentabilidade. 

Documentos Institucionais


Vídeo Institucional


Sobre o Reitor


 

Nicácio Lopes
Nicácio Lopes
Cícero Nicácio do Nascimento Lopes

O reitor do IFPB é doutor em Letras, na área de Literatura brasileira pela UFPB. Ele ingressou no IFPB como Técnico Administrativo, em João Pessoa, no ano de 1992, quando ainda era Escola Técnica Federal, para, logo depois, passar a lecionar a disciplina Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Nicácio tem mais de 20 anos de experiência em gestão acadêmica e administrativa e já ocupou diversas funções públicas, entre as quais as funções de Coordenador de Comunicação e Expressão, Chefe de Gabinete da Direção-Geral do antigo CEFET-PB, e Diretor Geral do Campus de Campina Grande (2007 a 2014), além de ter cumprido o primeiro mandato como reitor do IFPB (2014-2018).