Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 11 > Minicursos, oficinas e mesa redonda movimentam último dia do Simpif

Minicursos, oficinas e mesa redonda movimentam último dia do Simpif

Programação online promoveu a interação da comunidade acadêmica
por Heranir Oliveira publicado: 12/11/2021 11h03 última modificação: 12/11/2021 15h28

O 4º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB- SIMPIF, termina nesta sexta-feira (12) depois de uma vasta programação on-line. Entre as atividades deste último dia estão oficinas e minicursos, palestras e mesas redondas.

A primeira oficina desta manhã foi a cargo de Diego da Silva Valdevino, vice-coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do IFPB.  O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas que envolvam seres humanos, além de exercer papel consultivo e educativo para assegurar a formação continuada dos pesquisadores na instituição.

Inicialmente professor Diego apresentou um histórico da Ética em Pesquisa, desde o surgimento do código de Nuremberg formulado em 1947 para julgar médicos nazistas acusados de cometer crimes na segunda guerra mundial, até a criação nos dias atuais do Sistema CEP/CONEP.

Na oficina também foi mostrado um passo a passo para submissão de trabalhos de pesquisa na Plafaforma Brasil, uma base nacional e unificada de registros de pesquisa envolvendo seres humanos.” Essa plataforma tem suas dificuldades de uso, mas ajuda muito na transparência e no sigilo da pesquisa” disse Diego. Ele também mostrou as principais resoluções, documentos necessários e os requisitos que resultam no deferimento de uma submissão de trabalho pelo colegiado do Comitê de Ética em Pesquisa do IFPB.

Logo mais a partir das 14h está programado o minicurso sobre erros comuns no envio de projetos para a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) -IFPB, com o professor Francisco Leo de Aguiar.

Mesa Redonda: Grupos de Pesquisa no IFPB: Realidade, Caminhos e Conquistas

mesa redonda grupos de pesquisa.jpegQuem deseja ter uma trajetória acadêmica relevante sabe que participar de grupos de pesquisa é o caminho a ser escolhido. Dentro dessa perspectiva, três líderes de grupos falaram das suas experiências e da importância do apoio social e institucional.

A mesa redonda Grupos de Pesquisa no IFPB: Realidade, Caminhos e Conquistas contou com a participação dos professores Ruan Gomes, representando os grupos da área de ciências exatas da terra e engenharias, a professora Girlene Formiga, representando os grupos da área de ciências humanas letras e artes e o professor Vinicius Vilela, representando a área de ciências da vida.

Ao todo o IFPB possui 173 grupos de pesquisa certificados, produzindo conhecimento que contribuem socialmente e tecnicamente. A apresentação foi transmitida ao vivo pelo canal da TV IFPB no Youtube e pode ser acessada clicando aqui.

Texto: Heranir Oliveira e Patricia Nogueira - DGCOM

Arte: Fabricio Vieira - Técnico artes gráficas do IFPB