Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 02 > IFPB tem duas equipes na final nacional da Huawei ICT Competition

Noticia

IFPB tem duas equipes na final nacional da Huawei ICT Competition

Cerca de mil estudantes de cursos de engenharia e de computação estavam na disputa
por Angélica Lúcio publicado: 26/02/2024 16h53 última modificação: 06/03/2024 12h12

Virou tradição: o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) está novamente na final nacional da Huawei ICT Competition. Dessa vez, com duas equipes disputando uma vaga no pódio. Após quatro meses de muita dedicação, os estudantes do Instituto superaram a fase preliminar da edição 2023-2024. Agora miram a vitória na etapa nacional e a permanência nas próximas etapas da competição. O IFPB é bicampeão mundial da competição na Trilha Cloud. 

Estão na final, as equipes da Trilha Cloud (nuvem) e da Trilha Network (redes). O IFPB também competia com uma equipe na Trilha Computing (computação), mas o grupo não chegou à final. Sob o comando do professor Michel Dias, integram a equipe da Trilha Cloud os estudantes Pedro Sousa, Vinicius Silva e Abraão Borges. Já na Trilha Network, orientada pelo professor Marcelo Portela, a equipe finalista é formada por Wesley Porto, Márcio Abrantes e José Galvão. 

A escolha das equipes que representam o IFPB foi feita por meio de um processo de seleção interno, realizado em 2023, no qual foram aplicadas provas com questões teóricas e cenários práticos aos candidatos. Foi a primeira vez que o Instituto lançou um edital para todos os campi do IFPB com o objetivo de selecionar estudantes interessados em se preparar para a seletiva da Huawei ICT Competition. Os alunos que estão na final são dos campi de João Pessoa, Campina Grande e Esperança. O IFPB já teve equipes campeãs em edições anteriores, formadas por estudantes do campus João Pessoa.

Segundo o professor Marcelo Portela, a equipe da Trilha Network começou a se preparar para a competição logo após o processo seletivo, por meio de estudos pelo material da Huawei Learning e treinos práticos no simulador de redes eNSP. “Além disso, diversos encontros foram realizados para a orientação dos conteúdos e análise de cenário”, comentou.

"No caso do time de Cloud”, afirmou o professor Michel Dias, “a gente abriu uma sala no Microsoft Teams de acompanhamento, e os alunos tiveram atividades diárias, simuladas e aulas complementares, para poder se preparar melhor para a competição".

Equipes do IFPB já estão entre as cinco melhores do Brasil 

De acordo com o professor Michel Dias, a primeira etapa da Huawei ICT Competition, que é a fase preliminar, talvez seja a mais difícil de todas. Isso porque estavam na competição mais de 90 instituições e cerca de mil alunos de cursos de engenharia e de computação do Brasil, distribuídos entre as trilhas de Computing, Network e Cloud.

“Então, é a etapa mais difícil, pois é ampla concorrência. Apenas as cinco melhores instituições de cada trilha se classificam para a final de São Paulo, das mais de 90 que estão concorrendo aqui no Brasil. Então, a gente pode dizer que os times do IFPB, de Cloud e Network, estão entre os cinco melhores times do Brasil nessa etapa”, destacou o professor Michel Dias.

Em relação às provas dessa primeira fase, o professor Marcelo Portela informou que o nível de questões estava compatível com a linha base de certificações da Huawei: HCIA Datacom, Security e WLAN. “Isso significa que a etapa não estava difícil, mas exigia conhecimento variado nas áreas de Comunicações de Dados, Cibersegurança e Redes sem Fio”, avalia.

A próxima etapa é a final nacional, para a qual o IFPB classificou duas equipes. Após a final nacional, os times que se classificarem vão para a final latino-americana. Aí haverá uma outra final eliminatória. “Então, os times que se classificarem vão para a final global, que vai acontecer na China, em Shenzhen, provavelmente em maio”, explicou o professor Michel Dias.

Coordenadores dos times demonstram satisfação com o resultado

Ter duas equipes do IFPB em uma final da ICT Competition é algo grandioso, tanto para o Instituto, como para a Paraíba. “É uma satisfação e orgulho pelo esforço e pesquisa desenvolvidos durante vários anos, assim como pela dedicação à capacitação de equipes de estudantes em tecnologias importantes para o desenvolvimento de comunicações de dados e aprimoramento da sociedade paraibana”, declarou o professor Marcelo Portela. “A sinergia entre os times das trilhas de Network e de Cloud conseguiu gerar frutos positivos e essa parceria só tende a crescer nas próximas edições e projetos”, complementou.

Já o professor Michel Dias ressaltou a evolução do próprio IFPB na competição. Se, em 2023, o Instituto só participou com uma equipe (Trilha Cloud), este ano foram três. Tal evolução está relacionada não apenas ao empenho dos professores e dos estudantes, mas também ao apoio da Reitoria e das Pró-Reitorias. 

“O fruto desse trabalho é o resultado do que a gente pode comprovar a alta qualidade da formação que o IFPB oferece. O enorme potencial que nossos alunos têm e com isso agora nós conseguimos classificar duas equipes para a final nacional. Isso é um resultado gigantesco”, afirmou. E complementou: “Isso aumenta a nossa responsabilidade, mas nos dá a certeza de que nós estamos trabalhando e indo no caminho certo. Mostra também que nós podemos formar alunos com excelência”.

SAIBA MAIS - A Huawei Technologies é uma empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações, além de celulares, smartwatches e outros eletrônicos. Está sediada na cidade de Shenzhen, localizada na província de Guangdong, na China. Criada em 2015, a Huawei ICT Competition visa fomentar o desenvolvimento de talentos na área de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), pois a multinacional acredita que investir em educação é abrir portas para a transformação digital. Desde 2015, o ICT Academy tem uma plataforma para troca de ideias, desenvolvimento de técnicas práticas e estímulo à criatividade dos alunos.

(Angélica Lúcio - jornalista do IFPB)