Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 12 > Preamar conclui atividades de 2023 com visita técnica às piscinas naturais do Seixas

O evento contou com a presença de parceiros do Programa e autoridades ambientais
por publicado: 28/12/2023 16h03 última modificação: 28/12/2023 16h03

Na manhã desta quarta-feira (27), o Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (PREAMAR PB) concluiu suas atividades de 2023 com uma visita técnica às piscinas naturais do Seixas, contando com a presença de parceiros do Programa e autoridades ambientais. O evento destacou a importância do Programa e da restauração ecológica dos corais e promoveu a interação entre os participantes e a biodiversidade marinha.

A bordo do catamarã Primeiro Sol, o grupo recebeu informações sobre segurança e em seguida, a coordenadora de restauração de corais, Dra. Karina Massei, e a coordenadora de estudos ambientais da Sudema, Maria Christina Vasconcelos, destacaram a relevância da área de Proteção Ambiental do naufrágio do Queimado.

Já o coordenador-geral do PREAMAR-PB, professor Cláudio Dybas deu mais detalhes sobre o Programa, incluindo temas relacionados à biodiversidade marinha, a pesca esportiva e artesanal, ao turismo náutico subaquático e a importância da conservação da natureza e do desenvolvimento sustentável.
Durante o percurso, os participantes tiveram a oportunidade de realizar mergulho livre e autônomo comVisita técnica preamar1.jpeg cilindro, guiados pelo profissional Ivan Occhi, do Clube do Mergulho João Pessoa, e também desfrutar de um passeio de caiaque, com a assistência do Personal Caiaque. Além disso, a Dra. Massei apresentou uma das “árvores de recuperação ecológica de corais", parte de sua pesquisa, ressaltando o papel vital dos corais para o ecossistema marinho e os desafios enfrentados pelo branqueamento resultante do aquecimento oceânico.

O evento também simbolizou a parceria contínua para a proteção da biodiversidade marinha da Paraíba, com a participação do Procurador da República (MFP), João Raphael, do diretor-presidente da Cinep, Rômulo Polari e da secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba (SEMAS-PB), Rafaela Camaraense, que ajudaram a instalar um coral na estrutura.

Após a visita técnica, um coffe break foi oferecido no Espaço Oceânico, onde foram distribuídos brindes temáticos marinhos, resultado da colaboração com o laboratório de prototipagem do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Lampião Maker.

Visita técnica preamar2.jpegO professor Cláudio Dybas, ressaltou a colaboração entre as instituições e a importância estratégica dessa parceria para o avanço do programa, que também está alinhado com a Década do Oceano e da Restauração de Ecossistemas da ONU. A iniciativa contou com a presença de outras autoridades como a reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta; o superintendente da Fundação de Apoio ao IFPB (Funetec), Rodrigo Barreto; a Diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais da Funetec, Ingredhy Barros; a diretora de comunicação da Funetec, Rejane Negreiros; o diretor-geral do Polo de Inovação do IFPB, Erick Augusto Gomes de Melo; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura do IFPB, Maria José Bezerra de Melo (Josi); o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), Tenente Vandemberg; a coordenadora de estudos ambientais da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Maria Christina Vasconcelos; a coordenadora da Superintendência do Patrimônio da União na Paraíba (SPU-PB) , Ana Cristina de Carvalho, e de outros representantes da SEMAS-PB, IFPB, CBMPB, Sudema, SPU-PB, e outras entidades relacionadas.

DGCOM com informações do PREAMAR PB