Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 10 > Reitora e diretores do IFPB se reúnem com gestores do MEC e Setec

Reitora e diretores do IFPB se reúnem com gestores do MEC e Setec

Mary Roberta expôs a necessidade de complementação orçamentária e do quadro de servidores
por Ana Carolina Abiahy publicado: 20/10/2023 18h32 última modificação: 20/10/2023 18h32

Uma audiência entre o IFPB e o Ministério da Educação foi realizada durante esta semana em Brasília. A reitora Mary Roberta Marinho e os diretores(as) gerais dos campi Princesa Isabel, Areia, João Pessoa, Santa Luzia, Itabaiana, Cajazeiras, Sousa, Monteiro, Picuí, Esperança, Campina Grande e Pedras de Fogo se encontraram com o chefe da Assessoria de Assuntos Parlamentares e Federativos (Aspar) do MEC, Leonardo de Brito, e o Diretor de Programa, Alexandre Vidor, que trabalha na Diretoria de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica da Setec.

O encontro veio por solicitação do senador Veneziano Vital do Rêgo para que o Instituto Federal da Paraíba pudesse apresentar as suas necessidades atuais ao MEC, demandas que foram solicitadas também junto aos parlamentares federais paraibanos, com a esperança de que pudessem ser atendidas por emendas orçamentárias. Na ocasião, a reitora Mary destacou a importância dos diretores gerais estarem lá e serem recebidos para que os gestores do MEC pudessem entender um pouco mais a realidade de cada campus. Cada um teve a oportunidade de falar e expor o que era necessário para sua comunidade acadêmica.

“Tivemos a presença destes diretores gerais que conseguiram ir. Mas, abordamos as necessidades de todos os campi do IFPB. Precisamos da ampliação do quadro de referência para técnicos e docentes para que o IFPB possa cumprir a sua missão e ampliar a oferta de cursos. Frisamos que todos os campi  precisam ter os equipamentos necessários como restaurante estudantil, ginásio poliesportivo, biblioteca e auditório e ainda as usinas fotovoltaicas”, destacou a professora Mary.

Na reunião, a reitora Mary Roberta agradeceu o aporte de novos docentes, possibilitado por portarias emitidas pelo MEC, mas mencionou ainda a necessidade de recomposição do quadro de técnico-administrativos, com novos códigos de vaga, uma luta que deve ocupar a pauta do parlamento brasileiro ainda este ano.

A reitora do IFPB destacou o sucesso da recente seleção para o ensino técnico e ressaltou a criação de novos cursos nos campi, mostrando o resultado positivo que o IFPB vem trazendo para as localidades onde está inserido. Por outro lado, expôs a necessidade de complementação orçamentária para alguns campi como Pedras de Fogo, que deve iniciar a construção de seu prédio definitivo em breve, tendo em vista que o edital de licitação já foi publicado no Diário Oficial da União.

Em ofício para o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira, o IFPB aponta a necessidade de disponibilização orçamentária para o Campus Sousa para atender ao Programa de Residência Estudantil, que precisaria de mais de R$650 mil. Por sua origem como escola agrotécnica, o campus Sousa tem o regime de internato pleno para atender alunos e alunas.

Segundo Mary, o representante do MEC considerou muito importante que o IFPB tenha conseguido trazer as suas demandas em bloco, salientando a importante presença dos gestores paraibanos e o bom relacionamento que possuem.