Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 10 > PROEXC dialoga com a ICAAF sobre ações de fortalecimento da agricultura familiar

Na oportunidade, os servidores do IFPB apreciaram uma exposição de produtos fabricados e comercializados por cooperados
por publicado: 05/10/2023 15h36 última modificação: 05/10/2023 15h37

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura do IFPB, Maria José Bezerra de Melo (Josi), reuniu-se em dois momentos, dias 22 de setembro e 04 de outubro com a Integração das Cooperativas e Associações das(os) Produtores(as) da Agricultura Familiar (ICAAF). As reuniões se deram a convite da ICAAF, para tratar da apresentação do modelo de agroindústria da mandiocultura para a região da Várzea, com o objetivo de apresentar uma proposta econômica para o beneficiamento da cadeia produtiva da mandioca, as ações que vêm sendo desenvolvidas nesse sentido, e exposição dos produtos já comercializados e fabricados, por seus cooperados, tendo como principal matéria prima a mandioca/macaxeira.

Além dos representantes do IFPB e do ICAAF, estavam presentes nas reuniões, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária na Paraíba (Incra), o deputado Luiz Couto (PT-PB).

De acordo com a pró-reitora de Extensão Josi Melo, trata-se de uma proposta de construção de uma agroindústria que favorecesse a todos os cooperados da região, não só diretamente da cooperativa deles mais de todos os filiados da região. “Como desdobramento das reuniões, o que ficou encaminhado é que vamos dialogar com os vários parceiros e com a Reitoria para ver como será feita essa parceria e qual será a responsabilidade de cada um. Com isso, vemos a oportunidade de juntarmos os nossos estudantes das áreas de automação, de agroecologia, de edificações, de administração para que a gente possa apoiar o movimento da agricultura familiar aqui da Paraíba”, destacou Josi.

A Integração das Cooperativas e Associações das(os) Produtores(as) da Agricultura Familiar (ICAAF), é um coletivo formado por inciativa dos representantes da COOPVARZEA, da Associação do Trabalhadores Rurais do Assentamento Tiradentes, Associação de Trabalhadores e Produtores Rurais Nossa Senhora de Fátima e da Associação dos Trabalhadores do Assentamento Nova Vivência. A Coopvarzea é uma Cooperativa composta por produtores e produtoras familiares que desenvolvem suas atividades agrícolas nos munícipios de Mari, Sapé, Sobrado, Riachão do Poço e Capim de Mamanguape. Tem sua área de atuação em todo Estado da Paraíba.

Iris Souto Maior – jornalista do IFPB