Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 08 > Dia do estudante é marcado pelo fortalecimento da participação democrática dos discentes

Evento foi online e envolveu as entidades estudantis e reitoria
por Patrícia Nogueira publicado: 11/08/2023 12h32 última modificação: 11/08/2023 15h10

Em meio a um momento marcado por lutas, vitórias, o protagonismo estudantil tem ganhado espaço no IFPB. Para celebrar o dia do estudante com o sentimento de esperançar cada vez mais, foi realizado nesta sexta-feira (11) um webinar entre a reitora Mary Roberta, pró-reitores e o movimento estudantil composto pela Assegt e DCE.

O evento, realizado em formato híbrido, transmitido pelas redes sociais, pode ser acompanhado em todos os campi. Durante toda a reunião as falas ressaltaram a educação como um instrumento de transformação, resistência e esperança.

"Hoje é um dia de comemoração para os estudantes e reflexão para nós, educadores. A educação é uma luta de todos, principalmente de nós mulheres. Uma nação se desenvolve através do sucesso no conhecimento, na educação de pessoas, e é isso que nós fazemos e temos orgulho de vocês, todo o corpo estudantil", ressaltou a Reitora Mary Roberta, ao lembrar que já esteve na cadeira de estudante no curso de técnico em Mecânica na antiga Escola Técnica Federal da PB.

Cada Pró-reitor deu uma mensagem de saudação e de parabenização aos estudantes. Todos ressaltaram o importante papel da educação para uma formação cidadã e busca pelos sonhos.

O Pró-Reitor de Ensino, Neilor César, disse do "orgulho que tem de ver nos estudantes o motivo de todos os dias nósWhatsApp Image 2023-08-11 at 12.35.00.jpeg estarmos firmes e fortes com nosso trabalho, para também realizar a tarefa de educar e aprender". A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Rivânia Souza, destacou que hoje é um momento de comemorar. "As portas da PRAE estão de portas abertas para receber os estudantes. Temos tido muito zelo em cuidar da resolução e dos encaminhamentos das demandas dos estudantes".

A Pró-Reitora de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação Silvana Cunha ressaltou a importância do movimento estudantil e do seu espaço de fala que esta sendo usada para o bem e para o coletivo. "Isso é uma importante missão, pois vocês são referência para os colegas. Vocês representam toda uma classe estudantil e lutam para conseguir melhorar a qualidade de vida", lembrou Silvana ao citar que os estudantes que aqui estudam são merecedores.

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Josi Batista, também deu sua palavra de parabenização e destacou que enquanto profissional e ex aluna tem muito orgulho da instituição. "A gente se mistura com vocês nessa missão de ensinar e aprender. Aproveitem esse momento que é muito importante para se firmar como pessoa, como cidadão comprometido com as questões sociais que nos rodeiam e isso nos faz melhor na vida".

"O IFPB tem cumprido seu papel de propiciar uma educação tão ampliada, completa e eclética e que produzi estudantes empoderados com capacidade crítica e sem perder a ternura", destacou o psicólogo e Assessor da Reitoria Adriano Melo.

Diversos estudantes que acompanharam o Webinar enviaram mensagens por e-mail e foram publicizadas durante a live. Confira aqui o link para a live.

O Diretor Executivo da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Leandro Levy, também manifestou sua gratidão para a gestão e disse que é um momento feliz para a comunidade estudantil. "Queremos continuar contribuindo com novos projetos e perspectivas para nossa instituição", disse.

A presidente da Associação de Grêmio Técnico Estudantil (ASSEGT), Arielly e a Vice presidente Maria Eduarda, ressaltaram o espaço democrático que o IFPB proporciona para o estudante, dando voz e poder de participação das decisões. "O IFPB dá oportunidade, isso é muito lindo, forte e motivacional para que nós continuemos a luta pela educação dos nossos sonhos. É com esse sentimento de esperançar que concluímos nosso evento. Obrigada a todos que se somaram para que ele acontecesse", concluiu Arielly.