Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 08 > Congresso de computação organizado pelo IFPB bate recorde de inscritos

Congresso de computação organizado pelo IFPB bate recorde de inscritos

Evento realizado pela Sociedade Brasileira de Computação acontece até o dia 10 de agosto no Centro de Convenções e reúne pesquisadores de todo país
por publicado: 07/08/2023 18h06 última modificação: 07/08/2023 18h16

O maior evento científico em Ciência da Computação da América Latina, que está acontecendo em João Pessoa entre os dias 06 e 10 de agosto no Centro de Convenções entrou em seu segundo dia de programação com apresentação de trabalhos, workshop, cursos e palestras. O  43° Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) está sendo organizado pelo Instituto Federal da Paraíba -IFPB. Essa é a primeira vez que uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é protagonista na organização do evento que reúne professores, estudantes e empresas para discutir a computação.

Paulo Ditarso Maciel um dos organizadores do evento com estudantes.jpegDe acordo com um dos professores do IFPB  à frente da organização , Paulo Ditarso Maciel , este é o maior evento dos últimos dez anos realizado pela CSBC em termos de participação e de trabalhos submetidos. São mais de 1,7 mil pessoas inscritas e mais de quatrocentos trabalhos científicos que serão apresentados durante os cinco dias do evento. “Nós temos aqui reunidos 34 eventos que acontecem em paralelo e vão desde o fomento das mulheres na indústria de TI,  uso de inteligência artificial na área de finanças até uma hackathon social para o ensino de programação na educação. A expectativa é que a gente agrade a todo profissional , estudante e professor da área da computação”, afirma o organizador.

Estudante do Curso de Sistemas da Internet do IFPB, Sofia Leal.jpegA estudante do Curso de Sistemas da Internet do IFPB, Sofia Leal acredita que o congresso é importante para engradecer sua carreira, pois o acesso as palestras, trabalhos e pessoas da área são fundamentais para seu curso. “Eu quero me aprofundar especialmente nestes dias,  a parte de ciências de dados e Back-End, pois me interesso muito “, explica.

Marcelo Cerqueira de Almeida da Rede Federal do Campus Campina Grande e a mestrada da UFPE , Marcela Medeiros Coutinho.jpeg“Até este momento do evento tem sido bastante empolgante por ter muitos trabalhos que despertam nossa intenção de realizar mais pesquisas e também contribuir com um trabalho de melhor qualidade dentro dos nossos cursos”. Essa foi a avaliação do professor Marcelo Cerqueira de Almeida da Rede Federal do Campus Campina Grande deu sobre o 43° CSBC.

Realizado desde 1980 pela Sociedade Brasileira de Computação, o congresso tem a finalidade de integrar a comunidade de computação no país. A próxima edição será na Capital Federal, Brasília em 2024.O 43° CSBC acontece simultaneamente a feira de tecnologia EXPOTEC .

Acesse a programação completa do congresso Aqui.