Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 07 > Reunião com comissão de aprovados em concurso do IFPB esclarece sobre processo de nomeações

IFPB explicou os trâmites a partir da aprovação do Projeto de Lei nº12 que será votado nesta quarta (12)
por publicado: 11/07/2023 12h20 última modificação: 11/07/2023 12h20

O projeto de Lei nº 12/2023 que ampliará o quantitativo de vagas das Instituições Federais de Ensino será votado amanhã (12) no congresso nacional. Com essa iminência, o IFPB recebeu nesta terça-feira (11) representantes da comissão de aprovados no concurso de professores para dialogar sobre a conjuntura e os trâmites que o processo deve percorrer caso haja a aprovação amanhã.

O grupo foi recebido pelo Reitor em exercício Nicácio Lopes juntamente com o Pró-Reitor de Ensino, Neilor César dos Santos, o Diretor de Gestão de Pessoas, Daniel Victor de Oliveira Nunes e a Diretora de Comunicação Mayara Fonseca. A comissão foi composta por: Bárbara Araújo, Clayton Rodrigues, Antônio Rocha e Múcio Paz.

Com a aprovação, o projeto seguirá para a sanção presidencial. Em seguida o Ministério da Educação deve emitir portaria com o quantitativo de vagas destinadas para cada Instituto Federal.

Nicácio Lopes explicou que de acordo com estudo técnico realizado pela Setec, o IFPB foi apontado como o Instituto que tem mais déficit de pessoal. “Empenharemos esforços junto à Setec/Mec pois nós precisamos tanto de saldo como de códigos de vagas. Então temos todo um itinerário para percorrer para que possamos nomear vocês”, pontuou Nicácio.

O Diretor de Gestão de Pessoas, Daniel Victor, corroborou com a fala de Nicácio e disse que a instituição está empenhada em se articular junto a Setec para que as normativas ocorram o mais rápido possível. “A DGEP está atenta para que, assim que saírem os códigos, a gente faça a nomeação concomitante com o processo de remoção interna”, afirmou.

Após resolvidas as questões operacionais, o IFPB vai definir os perfis de vaga prioritários para que haja a lotação dos professores nomeados. O Pró-Reitor de Ensino, Neilor César dos Santos afirmou que já vem dialogando junto aos campi nesse sentido. “Fizemos um levantamento da necessidade de cada campus e apresentaremos esse panorama, sabemos que essa demanda é urgente”, disse Neilor.

A comissão de aprovados no concurso de 2019 vem realizando diversas movimentações por meio de diálogos com lideranças políticas e institucionais, a fim de conseguir a nomeação. A expectativa agora é positiva: “Esse é um momento que o IFPB nos ofereceu para que conheçamos todos os processos e caminho para a nossa possível nomeação. A reunião foi valorosa”, disse Múcio Paz. “Essa reunião nos trouxe esperança e nos animou muito, pois sabemos que temos a reitoria ao nosso lado nos ajudando a conseguir a nomeação dos candidatos que estão lutando desde 2019”, afirmou Bárbara Araújo.

Nicácio finalizou a reunião reafirmando a confiança na nomeação e posse dos aprovados: “O IFPB está atento e fazendo todas as movimentações necessárias para lograr êxito com essas nomeações. É um interesse institucional", concluiu.