Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 02 > IFPB participa do Festival Cultural da China

IFPB participa do Festival Cultural da China

Evento estreitou os laços institucionais com o país
por Patrícia Nogueira publicado: 06/02/2023 16h23 última modificação: 08/02/2023 11h17

Cantos, músicas, danças regionais que representam a cultura chinesa embalaram a noite desta sexta-feira (03), no Teatro Pedra do Reino, durante a abertura do Festival Cultural da China, evento promovido pela Universidade Federal da Paraíba com o apoio do IFPB.

A Reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho foi uma das participantes da mesa solene de abertura, juntamente com a Diretora de Relações Interinstitucionais da UFPB), Ana Berenice Martorelli; Reitor da UFPB, Valdiney Gouveia; a Cônsul-Geral da China em Recife, Yan Yuqing; o Vice-Consul da China He Yongwei; o Vice-Governador da Paraíba, Lucas Ribeiro; o Secretário Estadual de Planejamento, orçamento e gestão, Gilmar Martins e o Presidente da Cinep Rômulo Polari.

O evento, inédito no Nordeste, marcou a reabertura de projetos econômicos entre a Paraíba e a China, trouxe à tona aspectos da cultura além de exibir, em palestras e mesas-redondas, resultados concretos e perspectivas decorrentes da parceria entre a Paraíba e a China.

O IFPB tem uma relação importante com o país, uma vez que é uma das instituições credenciadas na Huawei ICT Academy possibilitando aos estudantes a participação em competições internacionais, a exemplo da Huawei ICT Competition em que o IFPB é bicampeão. O fato foi lembrado pela cônsul-geral da China no Recife, Yan Yuqing que, em seu discurso, parabenizou a equipe do IFPB.

A reitora Mary Roberta destacou a importância da parceria com a China no tocante à preparação para empreendimentos conjuntos que favoreçam o desenvolvimento de ambos os países sobretudo no tocante à inovação.

"O evento teve uma importância singular pois trouxe elementos da cultura chinesa para o nosso viver aqui na Paraíba, estreitando relações e ampliando o entendimento da cultura deste país. Com isso, nós podemos nos preparar para melhor recebê-los e estabelecer boas relações internacionais", afirmou a Reitora Mary.

A programação continuou durante os dias 04 e 05 com oficinas, contações de histórias, mesas redondas e apresentações abertas ao público.

Confira o álbum de fotos.

Fotos: Pablo França