Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 01 > Mary Roberta participa de encontro com Lula e dirigentes de instituições federais

Reitora do IFPB entregou relatório de gestão ao presidente e apresentou demandas institucionais ao titular da Setec/MEC, Getúlio Marques
publicado: 23/01/2023 11h30 última modificação: 23/01/2023 15h59

Uma nova fase de relacionamento entre o governo Executivo e as instituições que formam a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Assim pode ser resumido o encontro que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, teve nesta quinta-feira, 19, com reitoras e reitores de todo o Brasil. A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, participou da reunião, que também contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e dirigentes de universidades. Ao todo, representantes de 106 instituições participaram do encontro.

A sessão ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, e foi o primeiro contato de Lula com os gestores desde que ele tomou posse para seu terceiro mandato. Com a temática “Diálogo com reitores e reitoras sobre as novas perspectivas do Ensino Superior do país”, o momento foi definido pelo presidente como “o encontro da civilização”.

Presidente Lula recebe reitores de institutos federais e universidades no Palácio do Planalto (5).jpeg

“Estamos começando um novo momento”, afirmou o presidente durante a abertura do encontro. “Sei do obscurantismo que se viveu nos últimos quatro anos, e eu quero dizer que estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo”, disse. Na ocasião, Lula assegurou que iria manter reuniões anuais com os reitores e garantiu que teria um olhar especial para a educação.

“O presidente Lula deixou para nós essa esperança e essa visão de um estadista que pensa a educação como um elemento de transformação social e econômica”, declarou a reitora Mary Roberta, lembrando ainda que o presidente da República, logo no começo da reunião, estava bastante emocionado. “Foi um momento muito importante para todos nós”, destacou a reitora do IFPB.

Mary Roberta ressaltou ainda que, ao se encontrar com o presidente Lula, fez questão de lhe entregar em mãos a resolução RA 46/2022 do Consuper  (Conselho Superior do IFPB) de aplausos à diplomação do mandatário e o livro “Transcender é humanizar: relatório de gestão 2014-2022”,que apresenta as principais conquistas do IFPB ao longo dos últimos oito anos.

Presidente Lula recebe reitores de institutos federais e universidades no Palácio do Planalto (11).jpeg

A reunião no Palácio do Planalto também contou com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), Márcio Macedo, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, além de encarregados de órgãos como a Capes e o CNPq.

Reitores clamam por autonomia e mais recursos

No encontro, foi concedida a palavra a diversas autoridades. Tiveram a oportunidade de se pronunciar o presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), Ricardo Marcelo Fonseca; o presidente do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), Claudio Alex Jorge da Rocha; e representantes dos reitores em cada região, tanto das universidades quanto dos institutos federais.

Presidente Lula recebe reitores de institutos federais e universidades no Palácio do Planalto (1).jpeg

“Nessas falas, os reitores, em sua grande maioria, colocaram as dificuldades enfrentadas nas últimas gestões do governo e se colocaram à disposição da transformação ou da reconstrução do nosso país através da educação”, relatou Mary Roberta. A gestora ressaltou que o presidente Lula, em seu pronunciamento, deu a devida importância às instituições federais de ensino no fomento ao desenvolvimento da ciência.

“Os reitores clamaram também por mais recursos, ou os devidos recursos, mas principalmente pela autonomia das instituições, inclusive em fazer a seleção de seus reitores e tê-los devidamente empossados”, acrescentou a reitora do IFPB. “No encontro, também pudemos perceber que se tratou de um momento político em que se evidenciou o compromisso dos reitores em defender a democracia e se unir à Presidência da República para a construção de um novo Brasil”, pontuou.

Presidente Lula recebe reitores de institutos federais e universidades no Palácio do Planalto (9).jpeg

Na ocasião, o presidente do Conif aproveitou para reforçar aos presentes as dificuldades de um passado recente. “Nos últimos anos, as instituições foram duramente atacadas, sofrendo inúmeros revezes e obstáculos, principalmente, em seu orçamento e em sua autonomia. Desinvestimentos, cortes e tentativas de limitar a autonomia e os processos democráticos nas instituições também foram alguns dos desafios enfrentados”, afirmou Claudio Alex Jorge da Rocha.

Ao longo do dia, a reitora Mary Roberta também participou de uma reunião com o titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/ MEC), Getúlio Marques. “Fomos dar nossas boas-vindas ao novo gestor e levar também algumas demandas do IFPB, como é o caso do banco de professor equivalente e o quadro de referência de técnicos, o qual precisa de ampliação, além da necessidade de recomposição orçamentária”, registrou. No encontro com Getúlio Marques, também estavam presentes a reitora Luzia Matos Mota (IFBA), a reitora Oneida Cristina Gomes (IFGO) e Alexandre Vidor.

Confira neste link a transmissão do encontro dos reitores com o presidente Lula

*Angélica Lúcio - Jornalista do IFPB (Imagens: divulgação)