Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 11 > Representante do Parque Sinergia IFPB realiza visita ao Parque Guamá em Belém

Representante do Parque Sinergia IFPB realiza visita ao Parque Guamá em Belém

Objetivo é estreitar relações para futuras parcerias fortalecendo o empreendedorismo e a inovação
por publicado: 07/11/2022 17h32 última modificação: 07/11/2022 17h32

O representante do Parque Sinergia do IFPB, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo, visitou a sede da Fundação Guamá, no Parque de  Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, na cidade de Belém, no estado do Pará. O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira, 07 de novembro. Ele foi recepcionado pelo Coordenador de Tecnologia e Negócios, Milkson Campelo.

O Parque Guamá foi criado pelo Governo do Estado do Pará a partir da cooperação com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e  Universidade Federal Rural do Amazônia (UFRA), sob a gestão da Fundação Guamá, sendo o primeiro Parque de Ciência e Tecnologia efetivamente implantado na Amazônia. Inaugurado em 2010, hoje conta com mais de 40 empresas residentes, 69 empresas associadas, 17 laboratórios de P&D, CRA-INPE e EETEPA Dr. Celso Malcher.

As discussões foram sobre a governança, os desafios, as perspectivas e o planejamento das ações dos Parques Científicos e Tecnológicos, para atender de forma qualificada as demandas e o planejamento de capacitações, de pesquisa e de financiamento. Posteriormente, foi realizada uma visita as instalações do Espaço Empreender e do Espaço Inovação para conhecer o esforço institucional com os parceiros, empresas associadas e incubadas, seus projetos.

Segundo Ramiro, eventos como estes são importantes para a análise e o planejamento das oportunidades de projetos e negócios presentes e futuros com os Arranjos Produtivos Locais com atuação direcionada para o desenvolvimento da Paraíba. “Esta visita ao Parque Guamá foi muito rica, um momento proveitoso para conhecer novos modelos de negócios, de parque, de prospecção, de negociação e de gestão de relacionamento com o setor produtivo, para realização de ações, projetos e programas de impacto, em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e Extensão Tecnológica (ET)”, enfatizou o Assessor Especial, Ramiro Manoel.

Edição: DGCOM IFPB com material da Sinergia