Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 09 > Clínica de Psicologia do Unipê inicia atendimento

Clínica de Psicologia do Unipê inicia atendimento

Palestra sobre saúde mental na pandemia abre os trabalhos terapêuticos nos campi
por Ana Carolina Abiahy publicado: 08/09/2021 10h27 última modificação: 08/09/2021 12h41

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) do IFPB informa que a Clínica Escola de Psicologia do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) vai iniciar atendimentos na área de saúde mental nos campi do Instituto Federal da Paraíba. O principal objetivo é colaborar com projeto terapêutico nos campi do IFPB que não possuem psicólogos no quadro de servidores.

O trabalho terapêutico começa com uma palestra organizada pela supervisora da Clínica-Escola, professora Ana Sandra Fernandes, juntamente com os estudantes do 10º período do curso de Psicologia do Unipê. O evento será virtual, via Google Meet, às 17h desta quarta-feira, 08 de setembro. O tema é “Saúde mental na Pandemia” em uma articulação junto aos Núcleos de Acompanhamento Psicossocial (NAPS) dos campi do IFPB. Acesse aqui o link.

A parceria com o Unipê foi viabilizada através da PRAE do IFPB, por meio da atuação do pró-reitor Manoel Macedo e da psicóloga e da assistente Ana Carolina Simões, ambos membros do Grupo de Trabalho em Saúde Mental da instituição. A saúde mental tem sido uma preocupação crescente nos tempos da pandemia.

De acordo com Ana Carolina Simões, os primeiros campi diretamente beneficiados serão Santa Luzia, Catolé do Rocha, Itaporanga, Santa Rita, Itabaiana, Mangabeira, Esperança, Guarabira, Areia, Pedras de Fogo, Cabedelo Centro e Soledade. Segundo a assistente da PRAE, em um futuro próximo, outros campi também possam ser atendidos. Já existia uma parceria da Unipê com o Campus João Pessoa, anteriormente.

A demanda é encaminhada pelos NAPS dos campi. Nestes primeiros atendimentos, já há uma listagem com as pessoas que serão beneficiadas. O atendimento deve ser realizado por estudantes e professores do Unipê, com escuta individual, além de oficinas, debates, rodas de conversa ou outros mecanismos online, durante o período de necessário distanciamento social.

“Qualquer dúvida, o estudante pode entrar em contato com o Coordenador do NAPS do seu Campus. Neste momento delicado pelo qual estamos passando, é muito importante a participação e o engajamento dos estudantes e coordenadores dos NAPS,” comentou a psicóloga da reitoria. Ela esclarece que tanto estudantes quanto servidores podem ser beneficiados.

Segundo Ana Carolina Simões, os psicólogos escolares do IFPB realizam um grande trabalho de perceber situações em que o estudante precisa de um acompanhamento clínico e mais contínuo. Por isso que as Equipes de Referência em Saúde Mental (ERSM) de cada Campus do IFPB estão integradas aos NAPS, realizando esse tipo de encaminhamento para a rede externa como os Centros de Atenção Psicossocial, policlínicas ou buscando parcerias com instituições externas, como a Unipê.

Confira aqui a lista de e-mail dos NAPs onde você pode solicitar apoio:

NAPS IFPB EMAIL.jpg