Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 08 > Egresso do PPGTI do IFPB conquista prêmio no Simpósio Brasileiro em Redes de Computadores

Trabalho propõe uma arquitetura de software integrado
por Heranir Oliveira publicado: 27/08/2021 12h30 última modificação: 01/09/2021 15h06

Um egresso do Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação do IFPB foi premiado dentro da programação do Simpósio Brasileiro em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), realizado de forma on-line este mês em Uberlândia-MG. Aécio dos Santos Pires que é o primeiro egresso do PPGTI, foi premiado com o melhor artigo do Workshop de Gerência e Operações de Redes e Serviços (WGRS).

O artigo resultado da pesquisa de mestrado de Aécio Pires teve como orientador o professor Paulo Ditarso Jr, do PPGTI/UAI/IFPB e coorientação do professor Diego Ernesto, do UAI/IFPB; com a colaboração dos professores Fernando Matos da UFPB, e Aldri dos Santos, da UFMG.

O trabalho “Uma Arquitetura Integrada para Configuração Automatizada de Ativos de Rede Heterogêneos” propõe uma arquitetura de software integrado -PipeConf- para automatizar a configuração de ativos de rede (switches e roteadores) de diferentes modelos e fabricantes.  Confira neste link detalhes do artigo.

A dissertação do mestrado sobre o PipeConf está disponível Aqui no Repósitório do IFPB.

“Ser selecionado nesse workshop de referência nacional é muito importante porque dá respaldo a minha pesquisa, que a solução que está sendo proposta é útil e isso pode ajudar no dia a dia de uma empresa, de uma instituição pública ou privada a gerenciar os ativos de redes utilizando automação. Essa solução foi desenvolvida a partir de um caso real, aprimorada no PPGTI, já temos um software registrado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, isso dá uma maior visibilidade e vem contribuir para a continuidade e desenvolvimento da pesquisa dentro da instituição federal” afirmou Aécio Pires.

O artigo premiado já obteve indicação para publicação de uma versão estendida da pesquisa no “IEEE TRANSACTIONS ON NETWORK AND SERVICE MANAGEMENT (TNSM)”, um jornal para a publicação de pesquisas sobre o gerenciamento de redes, sistemas, serviços e aplicativos.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação do IFPB, professor Francisco Petrônio de Medeiros, disse que o PPGTI apesar de ser um programa novo, criado pela CAPES em 2018, vem se destacando por sua qualidade. “Um prêmio como este conquistado por Aécio em colaboração com outras instituições, é de extrema relevância, mostra a visibilidade do nosso PPGTI”.