Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 12 > Codir Escolhe representantes do CONSUPER

Noticia

Codir Escolhe representantes do CONSUPER

Foram discutidas ações pertinentes à assistência estudantil e foram mantidas as atividades não presenciais
por publicado: 22/12/2020 03h01 última modificação: 22/12/2020 08h34

O Colégio de Dirigentes do IFPB (CODIR) realizou, nesta segunda-feira (21), a 36ª reunião extraordinária do Órgão Consultivo, a última de 2020. O encontro virtual entre os pró-reitores e diretores das unidades do IFPB tratou da aprovação da Ata, da assinatura pelo sistema SUAP, dos informes da Reitoria e de encaminhamentos. Na ordem do dia, foram discutidos os rumos da Assistência Estudantil diante do cenário atípico que enfrentamos em 2020, que persistirá por tempo indeterminado em 2021 e feita a escolha dos representantes do CODIR no Conselho Superior do IFPB (CONSUPER).

O desafio no início do ano para a Assistência Estudantil será o gerenciamento do fornecimento dos recursos para o início do ano de 2021. De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis Manoel Macedo, em 2020 foi feito um esforço gigante para contemplar os alunos com o auxílio conectividade. Sabe-se que em 2021 as aulas continuarão a ser ministradas de forma não presencial pelo menos até o dia 28 de fevereiro, quando o Comitê de Crise do IFPB avaliará se há ou não condições de retorno as atividades presenciais.

De acordo com o gestor, é preciso esperar as definições orçamentárias para planejar de forma precisa como será o repasse dos recursos, ele lembra que não é prudente comprometer os recursos sem ter certeza de que a instituição terá como arcar com os compromissos assumidos. “Nós não queremos nenhuma interrupção dos benefícios dos estudantes, precisamos garantir de fato a continuidade desse exercício, mas temos que ter muita cautela pra que a gente não gere um direito e tenha problemas na garantia desse direito, em relação as definições de orçamento”, reitera.

Em seguida os membros do colegiado escolheram os seus representantes no CONSUPER. Entre os Pró-reitores, foram indicadas a pró-reitora de ensino Mary Roberta como titular e a pró-reitora da PRPIPG Silvana Costa como suplente e entre os diretores, os dois escolhidos  por seus pares foram o diretor-geral do Campus Santa Rita Sabiniano Rodrigues, como titular, e o diretor-geral do Campus Sousa Francisco Cicupira, como suplente.

A pró-reitora de Ensino Mary Roberta, falou da sua disponibilidade para atuar no Conselho. “Me dedicarei de corpo e alma ao funcionamento do Conselho e a essa minha missão como representante dos colegas pró-reitores e, sei que a professora Silvana seguirá os mesmos passos”, comentou a pró-reitora.

O professor Sabiniano, que já em membro do CONSUPER, externou a sua satisfação em retornar ao órgão deliberativo do IFPB. “É uma honra voltar ao Conselho Superior, é uma responsabilidade muito grande, é lá se discute as grandes questões e se toma grandes decisões do Instituto Federal”.

Durante a reunião o Colégio de Dirigentes, instância consultiva, aprovou a indicação do Comitê de crise do IFPB de prorrogar as atividades não presenciais até 28 de fevereiro de 2021. De acordo com o reitor Nicácio Lopes, em ato contíguo, ainda na tarde desta segunda-feira, a recomendação seguirá para o Conselho Superior, instância deliberativa que deverá homologar a decisão e expedir a resolução.

Finalizando a reunião, os pró-reitores presentes fizeram uma breve apresentação destacando as ações e políticas públicas desenvolvidas em 2020. Representando a PRPIPG o diretor de Pesquisa, Francisco Dantas Nobre Neto apresentou algumas ações de todas as diretorias da Pró-reitoria de Pesquisa destacando a regulamentação da política de capacitação e qualificação dos servidores do IFPB, editais de afastamento de servidores, disponibilização de bolsas de pesquisa. Francisco ressaltou a manutenção do quantitativo de bolsas de pesquisa. Da Diretoria de Pesquisa sistêmica foram pagas 2.331 bolsas em 2020. Além do que todos os campi somados conseguem realizar com a sua parceria, principalmente na chamada interconecta. Isso resultou num investimento de mais de 600 mil reais em pesquisa só no âmbito da diretoria de pesquisa. Na média foram pagas 194 bolsas por mês aos estudantes.

Na diretoria de Inovação Francisco destacou o IFMaker, as ações 4.0 e o lançamento do edital de oficinas 4.0 que gerou para o IFPB a criação de uma oficina no Município de João Pessoa e o recurso extraorçamentário de R$ 114 mil. Outro ponto destacado foi o empreendedorismo inovador para a Economia 4.0 e que foram aprovados, as três propostas enviadas pelo IFPB a SETEC, serão projetos em parceria com o setor produtivo nas cidades de Itaporanga, João Pessoa e Itabaiana. Na Diretoria Executiva da Editora foram aprovados livros e periódicos da Revista Principia com 5 edições publicadas e 96 artigos publicados.

A pró-reitora de Extensão Cleidenedia Morais comemorou os avanços da extensão e da cultura. Ela a agradeceu ao reitor toda o apoio da reitoria viabilizando a ida da jornalista Verônica Rufino para PROEXC e a disponibilização de funções. Segundo a pró-reitora, o crescimento deste ano nas ações de extensão e cultura foi 33%, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas. Ela destacou ainda a criação de seis novas empresas juniores no IFPB por meio de edital. As novas unidades entraram em atividade em breve elevando de 5 para 11 empresas nessa modalidade. Ainda de acordo com Cleidenedia, recentemente o IFPB recebeu o título de Instituição de Ensino Superior Junior, título dado as Instituições que tem mais de 25% dos seus cursos com empresas juniores.

Para o pró-reitor de Assuntos estudantis, Manoel Macedo, 2020 foi um ano em que tivemos que superar muitas adversidades. Era preciso dar sequenciamento a distribuição dos recursos da assistência estudantil. Os recursos chegaram aos estudantes graças ao esforço conjunto realizado por todas as unidades do IFPB. Foi um desafio da inclusão digital, garantindo equipamento e conectividade aos estudantes, programa nacional de alimentação escolar.

Para a pró-reitora Mary Roberta este foi um ano de muitos desafios, a instituição investiu em capacitação docente para trabalhar o ensino não presencial, atividade antes restrita a pró-reitoria de ensino por meio da Diretoria de EaD e durante a pandemia adotada também pela PROEXC para cursos de extensão. Outra novidade que deverá ser implementada em breve será diploma digital que está sendo desenvolvido pelo MEC.

Finalizando a última reunião do ano, o reitor Nicácio Lopes agradeceu a todos que se determinaram a enfrentar esta pandemia, num cenário marcado pelas incertezas, pelo medo, pela insegurança. “Nós tivemos a oportunidade de fazer uma grande mobilização na instituição, elegendo um elemento primordial que foi a vida. Nos determinamos a garantir o ensino público de qualidade aos jovens, ainda que num cenário adverso”.

*iris Souto Maior - jornalista do IFPB Reitoria