Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 08 > IFPB fecha parceria com prefeituras para realização de ações voltadas ao Meio Ambiente

Noticia

IFPB fecha parceria com prefeituras para realização de ações voltadas ao Meio Ambiente

Acordo de cooperação técnica visa implementação de ações para o desenvolvimento sustentável na Mata Sul paraibana
por publicado: 21/08/2020 10h15 última modificação: 21/08/2020 10h15

O Instituto Federal da Paraíba assinou um acordo de cooperação técnica com as prefeituras de Pedras de Fogo e Juripiranga visando a implementação de ações conjuntas para o desenvolvimento sustentável na Mata Sul paraibana.

Segundo o diretor do Campus Pedras de Fogo, anfitrião do projeto, Frederico Campos, as ações fazem parte do Projeto de Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares da Bacia do Rio Gramame/Abiaí (PREN SUSTENTÁVEL). “São atividades que envolvem a transformação de resíduos orgânicos provenientes da poda das árvores, em compostagem, com destino a pesquisas científicas participativas e ações integradas de Extensão no que tange a intervenções sustentáveis na bacia hidrográfica do rio Gramame/Abiaí, com ênfase no manejo e incremento da cobertura vegetal das propriedades de comunidades rurais, assentamentos, áreas da reforma agrárias, além de áreas reconhecidamente de Preservação Permanente, com foco em nascentes e matas ciliares no âmbito de suas jurisdições”, explica.

Ainda segundo o diretor, o acordo também visa à capacitação de alunos da rede pública municipal e de profissionais sobre a Coleta Seletiva, o reaproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de compostagem, bem como de capacitação sobre o estudo gravimétrico dos resíduos sólidos, além de ações conjuntas na área de Educação Ambiental através de palestras, dias de campo, oficinas e etc.

De acordo com o plano de trabalho divulgado, as ações da parceria têm início no próximo mês de setembro e devem ser concluídas em 2023. Os acordos foram assinados pelos prefeitos Derivaldo Romão (Foto), de Pedras de Fogo, e Paulo Dália, de Juripiranga.

Texto: Verônica Rufino - Comunicação PROEXC / Foto: Fred Campos