Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 07 > Webinar do Conif terá relato de experiência do IFPB

Noticia

Webinar do Conif terá relato de experiência do IFPB

Arinter vai abordar curso para estrangeiros. Evento é online e inscrição está aberta
por Ana Carolina Abiahy publicado: 23/07/2020 16h41 última modificação: 23/07/2020 16h44

A série de webinars “Acontece na Rede”, voltada à Internacionalização e organizada pelo Conselho dos Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Conif) chega a seu último dia na quarta-feira, 29 de julho, às 11h (horário de Brasília). Dessa vez, a ministrante será a professora e assessora de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter) do IFPB, Mônica Maria Montenegro. O tema é “Ensino-Aprendizagem no Curso FIC de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros no âmbito do IFPB: vivência com os discentes do PEC-G”.

As inscrições online para o evento estão abertas e são destinadas prioritariamente aos 41 assessores internacionais das instituições da Rede Federal de EPCT. As vagas remanescentes são distribuídas entre servidores e estudantes, observando-se a ordem de inscrição e a participação de todas as instituições da Rede. Acesse aqui o formulário da inscrição, que é gratuita. 

A inscrição é confirmada com a chegada de um e-mail, contendo o link para a participação da plataforma de vídeo chamada, até um dia antes do encontro. Outros quatro seminários online já foram realizados, desde o dia 1º de julho. Os eventos são viabilizados por meio da coordenação do Fórum de Assessores de Relações Internacionais (Forinter). Ao todo, 18 instituições da Rede Federal inscreveram suas boas práticas na área.

O PEC-G é o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação e oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. É desenvolvido pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com instituições superiores públicas e privadas. 

No IFPB, 17 estudantes do Benim, Jamaica, Costa do Marfim, Timor Leste, Gabão, Guiné Equatorial e República do Congo participam de um curso preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Com o Celpe-Bras, eles podem ingressar em cursos superiores do IFPB via PEC-G, além de outras instituições superiores participantes da parceria. 

"Será um relato das experiências e principais ações realizadas desde a acolhida dos alunos para estudar a língua portuguesa no IFPB à implantação do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) – Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros (Clipe). A experiência da sensibilização, acolhimento, construção, implementação, adaptação do curso de Língua Portuguesa para os alunos do PEC-G. Apresentaremos também os aspectos legais de implementação e o PPC", comentou a professora Mônica, que é a coordenadora institucional do PEC-G no IFPB. Ela ressalta que devido a pandemia todo o curso teve de ser reinventado, até com material sendo deixado na residência do aluno, para suprir a falta de aulas presenciais. 

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB  com material do Conif e Arinter

registrado em: