Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 03 > Documentos didáticos são publicados em Libras

Noticia

Documentos didáticos são publicados em Libras

Iniciativa da PRAE com TV IFPB e os campi Mangabeira e Cabedelo Centro
por Ana Carolina publicado: 14/03/2018 15h55 última modificação: 14/03/2018 15h55

Importantes documentos para os estudantes do Instituto Federal da Paraíba agora estão disponíveis também na Língua Brasileira de Sinais (Sinais). A iniciativa foi da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) por meio da Coordenação de Ações Inclusivas (CAI). A coordenadora Larissa Cosseti destaca que a tradução dos documentos em Libras é muito importante para a integração dos estudantes surdos da instituição.

Foram traduzidos o Regimento Didático dos Cursos Técnicos Integrados e os Regulamentos Disciplinares dos Cursos Técnicos Integrados, dos Subsequentes da Modalidade EAD e dos Cursos Técnicos Subsequentes e Superiores. Acesse aqui nesse link os vídeos em Libras.

Os vídeos foram feitos em parceria com a Coordenação de Produção Audiovisual da DGCOM e estão hospedados no canal da TV IFPB no youtube. As intérpretes de Libras que participaram foram Emanuele do Nascimento Paulino, do Campus Avançado Mangabeira, e Elisângela Santos Augusto, do Campus Avançado Cabedelo Centro.

Larissa Cosseti destaca que, desde maio de 2017, os profissionais estão envolvidos com a iniciativa. Segundo ela, o IFPB tem mais de 55 estudantes surdos, sendo cerca de 330 com alguma deficiência em toda a instituição.

A coordenadora adianta que outros documentos ainda devem ser traduzidos, melhorando o acesso de todos os estudantes aos documentos institucionais. A PRAE já tinha disponibilizado editais de seleção em Libras também.  

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB