Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 09 > Visão estratégica do IFPB é tema de reunião na Reitoria

Visão estratégica do IFPB é tema de reunião na Reitoria

Consultor do Planede expõe ferramenta de administração
por publicado: 06/09/2016 11h42 última modificação: 07/09/2016 07h04

“A tarefa do gestor do futuro não é derrubar florestas, mas irrigar desertos”. Foi com este pensamento que o professor e consultor do Planede, Álvaro Cavalcanti, abriu, nesta terça-feira (06), o encontro com a equipe gestora do Instituto Federal da Paraíba. Participaram o reitor Nicácio Lopes, a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Gradação, Francilda Araújo, o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, Marcos Vicente e a Diretora da DPI, Elaine Brito.

Em sua explanação o professor Álvaro falou sobre o caminho a ser seguido para o Planejamento Estratégico da Instituição, um instrumento de concepção, implementação e controle de estratégias. Uma das ferramentas modernas da administração, a análise SWOT, foi outro tópico discutido. “Ao analisar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças, o gestor pode organizar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso dentro da instituição” destacou.

Para o reitor Nicácio Lopes este momento é importante porque ele integra um roll de atividades que fazem parte da implementação do Planejamento Estratégico Decenal do IFPB. “Queremos promover as duas ações primordiais do Planejamento Estratégico, primeiro diagnosticar os indicadores da instituição e depois fixar diretrizes de norteamento e balizamento das nossas concepções e desenvolvimento das políticas públicas ”disse.

O reitor lembrou que a “A primeira vez que se falou em Planejamento Estratégico no Instituto foi em 1996, de lá pra cá, duas décadas se passaram com muitas mudanças”. Segundo Nicácio Lopes planejar as ações levando em conta aspectos como fragilidade, fraqueza e potencialidades significa um “pensamento organizado“ da Instituição que demonstra uma preocupação em fixar com clareza os caminhos do futuro.

*Heranir Oliveira- da Diretoria Geral de Comunicação e Marketing