Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > Parlamento Juvenil do Mercosul está com inscrições abertas para estudantes

Parlamento Juvenil do Mercosul está com inscrições abertas para estudantes

Quem é do Integrado pode concorrer enviando projeto para a Arinter
por Ana Carolina publicado: 22/08/2016 17h41 última modificação: 22/08/2016 17h41

A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) do IFPB está recebendo as inscrições dos estudantes que desejam concorrer a uma vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul. A oportunidade está aberta para alunos do 1º ou 2º ano de curso Técnico Integrado ao Ensino Médio que tenham boa atuação escolar; adaptam-se facilmente à convivência com pessoas de diferentes culturas e tenham disponibilidade e autorização dos responsáveis para realizar viagens nacionais e internacionais, acompanhadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Nesse ano, um edital específico para estudantes da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica foi lançado. Cada Instituto poderá escolher um estudante, mas só serão selecionados 27 um em cada estado da federação. Para participar, o estudante do IFPB precisa enviar o projeto sobre o tema “O ensino médio que queremos”, acompanhado da documentação obrigatória, para o e-mail arinter@ifpb.edu.br

A assessora internacional do IFPB, professora Mônica Montenegro, ressalta que o estudante precisa ler com atenção todo o edital que rege o processo. A seleção nacional é coordenada pela Assessoria de Relações Internacionais do MEC e o seu edital está disponível nesse link.

Segundo a professora Mônica, os pré-selecionados serão convocados para fazer a inscrição eletrônica no sistema de seleção nacional do MEC. Na fase de seleção do IFPB, as inscrições por e-mail encerram em 5 de setembro.

O Parlamento Juvenil quer abrir espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação – inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Durante o mandato de 2016 a 2018, os parlamentares juvenis irão elaborar propostas que contemplem as necessidades de países do Mercosul.

A iniciativa do MEC tem apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Em 15 de setembro, o IFPB deve indicar o seu selecionado. No dia 20 de setembro, o MEC inicia a seleção com etapa de votação online, no período de 17 a 21 de outubro. O resultado final deve sair no dia 31 de outubro.

Os eleitos serão convocados para um curso de formação e receberão orientações sobre o papel do parlamentar juvenil. Os custos para a participação serão subsidiados pelo MEC, exceto translado da cidade até o aeroporto.

Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB