Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > Gestão vai tratar esporte como prioridade

Gestão vai tratar esporte como prioridade

O reitor Nicácio Lopes declarou, neste final de semana, que vai orientar equipe da PRAE para perenizar os jogos multicampi.
publicado: 07/08/2016 21h16 última modificação: 07/08/2016 21h16

O professor Nicácio Lopes abriu a segunda etapa dos jogos Multicampi, em Monteiro, nessa sexta-feira, dia 05, sobre fortes aplausos dos atletas das unidades de Campina Grande, de Picuí, de Patos e do campus anfitrião.

Em discurso no Campus Monteiro, o gestor se dirigiu aos atletas com um tom desportista e garantiu que vai orientar sua equipe de trabalho para que a proposta dos jogos multicampi seja transformada  numa ação permanente em todo o IFPB ao longo dos próximos dez anos, ao ressaltar a proposta dos jogos multicampi.

“Não podemos assistir esse congraçamento esportivo e pensar em algo momentâneo e passageiro. Precisamos refleti-lo e promovê-lo por meio de uma política de incentivo aos nossos estudantes os quais sonham e buscam uma formação plena em nossa instituição”, disse Nicácio.

Segundo ele, o objetivo seria não apenas a promoção de competição momentânea e temporal para os atletas, mas criar um horizonte desportivo na Instituição com professores bem capacitados e motivados, além de praças de esportes que ofereçam condições dignas às práticas desportivas no IFPB.

Os estudantes receberam as declarações do reitor com muita satisfação. A atleta de handebol e aluna do Curso de Geologia do Campus Picuí Natália Macedo afirmou que o reitor foi muito feliz na decisão, pois ela é jovem e ama o esporte (handebol).

“Nunca mais vou esquecer esse momento da minha vida estudantil, pois faço parte de uma instituição que oferece o melhor na sala de aula e como complemento para minha formação humanista oferece oportunidades de crescimento intelectual e físico por meio da prática esportiva na modalidade que eu mais gosto”, afirmou Natália.

O atleta e aluno do Curso de Edificações do Campus Patos Welber Cleber entende que o IFPB é uma instituição que tem tradição na oferta de cursos técnicos e que a valorização do esporte, na perspectiva anunciada pelo reitor, chega com o propósito de suavizar a carga acadêmica e de humanizar todos os atores envolvidos no processo ensino e aprendizagem no Instituto Federal da Paraíba. “Além disso, gostaria de acrescentar que uma competição como essa surge como espaço para os alunos se conheçam melhor e ampliarem suas redes de relacionamento para troca de conhecimento”, acrescentou Welber.

O diretor do Campus Picuí, professor Luciano Pacelli, disse que a delegação de sua unidade de ensino foi orientada para competir durante o certame com ética e respeito aos adversários. “Pois nesse tempo de prática esportiva, os nossos alunos também aprendem lições importantes para a convivência comunitária e para o mercado de trabalho”, complementou.

Para o chefe da maior delegação presente na 3ª etapa dos Jogos Multicampi, professor Hélio Brito, diretor-geral do Campus Patos, a interação dos alunos, durante os jogos, é outro fator importante para criação de laços fraternos e amizades que seguem para o resto de suas vidas.

O reitor do Instituto Federal da Paraíba encerrou seu discurso enaltecendo o trabalho da PRAE – Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. O órgão foi criado recentemente pela Reitoria para destravar a pauta dos estudantes em diversas áreas. “Os Jogos Intercampi coordenados pelo professor Sílvio Romero é apenas um dos itens da pasta que tem a frente o pró-reitor Manoel Macedo”, finalizou Nicácio Lopes.