Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 07 > IFPB viaja para missão institucional na China ligada à projeto astronômico

Noticia

IFPB viaja para missão institucional na China ligada à projeto astronômico

Participam das atividades internacionais o Governo da Paraíba, a UFCG e a USP
por Ana Carolina Abiahy publicado: 13/07/2023 16h12 última modificação: 13/07/2023 16h12

O Instituto Federal da Paraíba estará em missão institucional à China, neste mês. A reitora Mary Roberta Meira Marinho, a assessora de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter), Mônica Maria Montenegro de Oliveira, e o coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Nepa) do IFPB, Alysson Macário de Araújo Caldas, iniciaram a viagem neste dia 13 de julho e devem permanecer em território chinês até 22 de julho. O principal motivo da viagem é a oficialização da participação do IFPB no Projeto Científico Internacional Bingo - Baryon Acoustic Oscillations (BAOs) from Integrated Neutral Gas Observations. O Bingo é um radiotelescópio que deve realizar descobertas inéditas na área de astronomia, será instalado na cidade paraibana de Aguiar, no sertão do estado, e está reunindo esforços de instituições educacionais e científicas do Brasil, da China e de pelo menos outros 10 países. 

Além dos gestores do IFPB, participam da agenda do Projeto Científico "Radiotelescópio Bingo: First Brazil China Joint Meeting" o governador da Paraíba, João Azevedo, membros da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade de São Paulo (USP). A agenda inicia com a chegada em Shanghai, seguida de reunião geral da delegação Brasil. 

O primeiro evento é em Shanghai na Universidade Jiao Tong com assinaturas de acordos e discussões sobre o BINGO e visitas institucionais. No dia 18, está prevista visita ao Observatório Astronômico de Shanghai e à Universidade de Yangzhou, onde também devem ser celebrados acordos. No dia 20, na cidade de Shijiazhuang, estão programados eventos com a empresa construtora do Bingo, a CETC54, que já construiu o maior radiotelescópio da América Latina. No dia 21, na cidade de Shenzhen, será realizada a visita a empresa Huawei, líder global na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, com quem o IFPB já tem parcerias. A missão encerra no dia 22 de julho, em Hong Kong. 

BINGO.jpegO BINGO colocou em colaboração internacional mais de 100 pesquisadores de diversos países como Reino Unido, França, Alemanha, África do Sul, Coreia do Sul, Índia e Estados Unidos e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O objetivo principal do radiotelescópio é medir oscilações no Universo primitivo associadas com a formação de galáxias e com o processo de expansão governado pela energia escura. Ele deve mapear o Universo com a idade entre 9 e 12 bilhões de anos. O projeto é o único radiotelescópio da América Latina a estudar o fenômeno das “BAO” neste intervalo temporal.

Entre as questões inéditas a serem estudadas pelo projeto Bingo estão as rajadas rápidas de rádio e a matéria-energia escura. A cidade sertaneja de Aguiar foi escolhida devido ao céu limpo e sem interferências eletromagnéticas consideráveis. O Bingo tem o auxílio de um radiotelescópio chamado Uirapuru que já recebeu a visita do coordenador Alysson Macário e de outros docentes do IFPB ligados à astronomia como o professor José Rodrigues.

Imagem de partes do Bingo cedida pelo site bingotelescope.org 
registrado em: