Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > Proexc Inova no Campo da Editoração Acadêmica

Noticia

Proexc Inova no Campo da Editoração Acadêmica

Veículo, de circulação semestral, tem o objetivo de divulgar a produção da Rede Rizoma
publicado: 03/08/2016 09h41 última modificação: 03/08/2016 12h42

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do IFPB lançou o primeiro número da Revista Rede Rizoma: ação, reflexão. O veículo, de circulação semestral, tem o objetivo de divulgar a produção técnico-científica, inédita, oriunda das ações dos núcleos da Rede Rizoma, além de outros trabalhos na área da extensão.

A Revista “Rede Rizoma: ação, reflexão” é produzida através de uma metodologia inovadora na área editorial, que contempla a interface de linguagens da comunicação social (ação) e acadêmica (reflexão). O veículo foi idealizado pelo jornalista Crisvalter Medeiros, lotado na Proexc, com o apoio da bibliotecária Beatriz Alves, responsável pela normalização do periódico; adequando-o às normas da ABNT.

A revista é composta por duas seções: a primeira reporta-se a uma ação desenvolvida pelo autor, que poderá ser um evento interno ou externo à instituição relacionado ao seu projeto de pesquisa, extensão, ou uma iniciativa didático-pedagógica em uma disciplina; a segunda, faz uma reflexão educativa sobre a referida ação. A iniciativa pretende dinamizar a produção acadêmica dos servidores e alunos do IFPB, bem como de outras instituições, que se interessarem pela linha editorial do veículo.

O primeiro número da Revista Rede Rizoma: ação, reflexão, que já está no portal de periódicos do IFPB, contém sete artigos dentro da linha temática da extensão do IFPB, o editorial produzido pela professora Vania Medeiros, além de uma entrevista concedida pelo professor extensionista Dimas Brasileiro Veras.

Os editores da revista apoiam a elaboração dos artigos para o veículo através da realização de oficinas textuais. Para essa primeira edição foram realizadas duas oficinas. A equipe editorial está programando uma próxima para o mês de setembro/2016.

O periódico pode ser acessado através dos seguites passos: no buscador Google, escreva o endereço “periodicos.ifpb.edu.br”, ao entrar no portal de periódicos do IFPB, acesse o link da Revista Rede Rizoma: ação, reflexão. No mesmo local, encontram-se as informações sobre a revista e a forma de participação. Boa leitura.

registrado em: