Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis > Ações Inclusivas > Projetos e Ações

Projetos e Ações

por 2229502 publicado 24/04/2019 11h48, última modificação 18/08/2023 14h49

Campanhas da Diversidade


Campanhas mensais planejadas como forma de informação e sensibilização dos estudantes e também servidores do IFPB para que temas importantes, porém ainda não muito debatidos e muito restritos a minorias sejam dialogados e ganhem maior visibilidade dentro do IFPB.

 

Semana da Inclusão


Semana realizada em todos os campi no mês de setembro visando discutir e informar a comunidade do IFPB acerca de assuntos relativos à inclusão e diversidade, bem como combater qualquer forma de discriminação e preconceito. A Semana está inserida dentro da Campanha da Diversidade do mês de setembro, que tem como tema a "Luta das Pessoas com Deficiência".

 

Gravação de documentos internos do IFPB em LIBRAS


Gravação de documentos internos do IFPB a fim de torná-los acessíveis aos estudantes surdos.

 

Gravação dos editais do PSCT em LIBRAS


Gravação dos editais do PSCT em LIBRAS a fim de torná-los acessíveis aos candidatos surdos.

 

Encontro dos Tradutores e Intérpretes de LIBRAS do IFPB


Encontro realizado anualmente com o objetivo de capacitar estes profissionais, discutir o cotidiano e demandas da categoria nos campi e normatizar procedimentos dentro do Instituto.

 

Encontro dos Coordenadores dos NAPNEs


Encontro realizado anualmente com o objetivo de levantar as demandas atuais dos NAPNEs nos campi, atualizar os coordenadores em relação à legislação pertinente, documentos internos e externos e temáticas relativas à diversidade e inclusão através de palestras e apresentar os projetos da Coordenação de Ações Inclusivas junto aos NAPNEs.


Fique por dentro


Espaço dentro do portal do IFPB onde a Coordenação de Ações Inclusivas publica, periodicamente, curiosidades e informações acerca de assuntos relativos à inclusão e diversidade.

 

Elaboração de regulamentos internos acerca de temas relativos a diversidade e inclusão


 Criação de documentos internos, junto a comissões, que regulamentam atividades, projetos e ações relativos aos temas da inclusão e diversidade no IFPB.

RESOLUÇÕES JÁ APROVADAS:

  • Resolução nº 13/2018: dispõe sobre a utilização do uso do Nome Social de Travestis e Transexuais no âmbito do IFPB;
  • Regulamento nº 38/2018: dispõe sobre as atribuições e competências do profissional Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa no âmbito do IFPB;
  • Resolução nº 76/2019: dispõe sobre a dilatação de prazo para Integralização Currricular para Alunos com Deficiência no âmbito do IFPB;
  • Resolução AR 32/2020: dispõe sobre o Plano de Acessibilidade dos estudantes com deficiência às atividades não presenciais do IFPB;
  • Resolução nº 60/2021: dispõe sobre a constituição, as atribuições e os procedimentos da Rede de Combate ao Assédio no IFPB.


REGULAMENTOS EM TRÂMITE:

  • Regulamento referente à proposta para que os alunos surdos tenham, além das opções já em uso no Instituto, a saber, a monografia apresentada em português segundo as normas da ABNT e o relatório de estágio, mais duas opções: uma monografia apresentada em LIBRAS, segundo as normas da ABNT LIBRAS e um Memorial;
  • Regulamento que dispõe sobre normas e procedimentos a serem adotados em casos de assédio moral, sexual e quaisquer formas de preconceito e discriminação, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Cartilha com procedimentos básicos para a inclusão de alunos com deficiência


Cartilha com orientações básicas, pedagógicas e técnicas, acerca de procedimentos a serem adotados por alunos e servidores do IFPB no relacionamento com pessoas com deficiência dentro e fora de sala de aula.

 

Biblioteca Virtual Acessível


Projeto em andamento que tem como objetivo tornar diversos livros acessíveis virtualmente para alunos com deficiência visual.

 

Diário de Atividades no SUAP


Diário de Atividades no SUAP voltado aos profissionais que atuam no atendimento aos alunos com deficiência objetivando o registro de atividades prestadas por esses profissionais, bem como solicitações, por servidores e alunos, de prestação de serviços e registro do histórico de atendimento aos alunos com deficiência.