Apresentação

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 01/03/2018 14h48, última modificação 18/08/2023 14h49

As Ações Inclusivas no Instituto Federal da Paraíba tem por princípios e atribuições a elaboração, articulação e promoção de ações que garantam a inclusão e a democratização de procedimentos por meio da participação dos estudantes em todos os seus processos.

Sua finalidade é promover a defesa dos direitos humanos, o respeito às diferenças e a inclusão, buscando, para tanto, a remoção de todos os tipos de barreiras e formas de discriminação.

O IFPB assume como compromisso essencial a igualdade de direitos e o acesso à educação para todos, atendendo a diversidade total das necessidades dos alunos. Neste sentido, a Coordenação de Ações Inclusivas vem, desde o seu início, em março de 2016, empreendendo ações voltadas para promover o acesso e a permanência das pessoas com necessidades específicas em seu espaço acadêmico.

Nos campi, os Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs) atuam no apoio e atendimento de alunos e contam, de acordo com suas necessidades locais, com tradutores e intérpretes de LIBRAS, transcritores e revisores de Braille, cuidadores, ledores, alfabetizadores de jovens e adultos e psicopedagogos contratados, além de servidores efetivos do quadro de pessoal do IFPB.

 

Equipe da Coordenação de Ações Inclusivas


Larissa Cossetti Coêlho Caju - Coordenadora

Juliana Dantas Galdino da Silva - Revisora de Textos Braille

Michele Sardenberg Siqueira Valente - Assistente Social

 

Contatos


E-mails: cai@ifpb.edu.br / larissa.caju@ifpb.edu.br

Endereço: Rua das Trincheiras, 275 - Centro / Sala 28