Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis > Ações Inclusivas > Cursos de Capacitação > ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

por 2229502 publicado 06/06/2023 11h51, última modificação 18/08/2023 14h49
O curso parte de uma abordagem dos sujeitos identificados com deficiência intelectual, considerando aspectos sociais e educacionais, apresentando a história de exclusão e preconceitos que cercam a vida das pessoas com deficiência, assim como é apresentado o serviço de atendimento educacional especializado (AEE), seus fundamentos teóricos, políticos e suas funções no âmbito da deficiência intelectual. Também são propostas práticas educacionais com base na literatura das áreas pedagógica e psicopedagógica e em experiências documentadas, as quais buscam embasar a intervenção prática no AEE. A formação é encerrada com propostas de trabalho do AEE em articulação com a sala de aula regular, oferecendo subsídios para que educadoras e educadores construam ambientes escolares inclusivos, com participação efetiva de todos os educandos.

Link para acessar o curso: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/semesp/curso/15175/informacoes

Carga Horária: 90h

Instituição ofertante: SEMESP

Público-alvoEducadoras e educadores de escolas de todos os níveis do ensino básico, com foco nos responsáveis pelo serviço de atendimento educacional especializado, familiares, profissionais de apoio escolar e pessoas que convivem com educandos com deficiência intelectual.

Tempo mínimo para conclusão: 12 dias

Tempo máximo para conclusão: 180 dias

MetodologiaDesenho autoinstrucional. Trata-se de um percurso de leitura acompanhado por vídeos, ilustrações e infográficos, mediado por um ambiente virtual de aprendizagem. Para tanto, é estimulada a autonomia do cursista, de maneira que será possível organizar uma rotina de estudos individual, sendo possível acessá-lo a qualquer tempo e em qualquer local que seus equipamentos permitirem.