Noticia
IFPB oficializa adesão ao Pacto Paraibano pela Primeira Infância do TCE-PB
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) oficializou nesta segunda-feira (28) sua adesão ao Pacto Paraibano pela Primeira Infância. A assinatura do termo de compromisso ocorreu durante cerimônia no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa, em uma iniciativa promovida pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).
”O desafio é grandioso mas é possível graças a parceria de todos. Precisamos fortalecer as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos” disse o Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro Fábio Nogueira.
O coordenador do projeto que institui o pacto, conselheiro André Torres Pontes, disse que o objetivo é criar um espaço colaborativo onde instituições e organizações possam compartilhar boas práticas e experiências exitosas que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vidas das crianças paraibanas.
“Esta é uma das ações mais importantes que o Tribunal de Contas puxou para sí em toda a sua história, e será um legado extraordinário” disse o governador João Azevêdo que fez um balanço de ações já realizadas em prol das crianças no estado.
Com a adesão, o IFPB reforça seu compromisso com a promoção de políticas públicas que assegurem o desenvolvimento integral de crianças até seis anos. A iniciativa busca articular ações interinstitucionais nas áreas de educação, saúde, proteção social e cidadania, reconhecendo a primeira infância como etapa fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Para a reitora do IFPB, Mary Roberta, a participação no pacto reafirma a missão institucional de responsabilidade social: "A primeira infância é a base para o desenvolvimento pleno do ser humano. Participar desta iniciativa é fortalecer nosso compromisso com a transformação social e a garantia de direitos fundamentais."
O Pacto Paraibano pela Primeira Infância é uma mobilização do TCE-PB que reúne instituições públicas, privadas e da sociedade civil em prol da execução de políticas públicas inovadoras e eficazes para a infância. Na solenidade foi lançado o portal do Pacto Paraibano pela Primeira Infância que pode ser acessado neste link.
O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, não pôde comparecer mas enviou um vídeo onde parabenizou o TCE pela iniciativa e destacou algumas ações do governo federal no atendimento à primeira infância. "O Bolsa Família faz parte de um conjunto de programas, e a partir do Cadastro Único, temos o acompanhamento de famílias em vulnerabilidade social, com foco nas crianças". De acordo com o ministro houve redução na pobreza, de 37% para 25% segundo a FGV-IBGE, e as crianças são as maiores beneficiadas.
O evento foi prestigiado pelo governador do estado João Azevêdo, prefeito de João Pessoa Cícero Lucena, presidente do Tribunal de Justiça do estado, desembargador Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho, deputados federais Ruy Carneiro, Wilson Santiago e Luiz Couto, Diretor de Diretrizes e Políticas da Educação Básica, Alexsandro do Nascimento Santos que representou o MEC, além de representantes do TRT, TRE, Assembléia Legislativa, Câmara Municipal, FAMUP, OAB-PB, UNICEF, reitora da UEPB, Célia Diniz, vice-reitora da UFPB, Mônica Nóbrega, entre outras autoridades.
A parte musical do evento ficou a cargo da Orquestra Infantil Acordes do Monte, da cidade de Monte Horebe, na Paraíba, que se destaca por sua atuação musical e inclusão social.
Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM