Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 10 > IFPB discute parceria com Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Noticia

IFPB discute parceria com Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Gestoras de instituição portuguesa visitaram Reitoria e campi para traçar cooperação
por Ana Carolina Abiahy publicado: 20/10/2022 10h18 última modificação: 20/10/2022 10h20

O Instituto Federal da Paraíba recebeu a visita de gestoras do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), instituição portuguesa com a qual já tem Protocolo de Intenções assinado desde abril. O primeiro encontro ocorreu na tarde desta terça-feira, na Reitoria, organizado pela assessora de Relações Internacionais e Institucionais do IFPB, Mônica Maria Montenegro de Oliveira. A vice-presidente do Instituto Politécnico, Ana Paula Rodrigues do Vale, e a diretora de Internacionalização, Elsa Coelho, foram recebidas pela reitora em exercício, Silvana Luciene Cunha Costa, o diretor de Ensino Superior, Geisio Lima Vieira, e a pró-reitora de Extensão e Cultura substituta, Maria José (Josi) Batista Bezerra de Melo. 

As dirigentes da instituição portuguesa apresentaram as características da região de Viana do Castelo e comentaram sobre as potencialidades e parcerias. Segundo Ana Paula, a região passa por dificuldades para a fixação de jovens no local e, por isto, a melhoria do sistema de ensino e a troca de conhecimentos com instituições estrangeiras é uma das soluções buscadas. Ela ressaltou as áreas em que o Instituto Politécnico tem se saído bem, nos últimos anos, como o mapeamento do patrimônio genético de espécies e a inovação tecnológica na produção de uvas e criação de vinhos, um dos diferenciais da região. 

O diretor Geisio fez uma breve apresentação do IFPB, comentando sobre a diversidade de cursos nos 21 campi que somam cerca de 45 mil estudantes. Para Silvana, a reunião foi muito importante porque as instituições têm áreas comuns, podem aprender mutuamente em projetos conjuntos. A diretora da Proexc destacou as contribuições que cursos de curta duração podem trazer neste modelo de parceria e discutiu as possibilidades de crescimento na área de incubadoras e cooperativas, a partir da troca de experiências com Portugal.

IFPB IPVC Cabedelo.jpeg

Na quarta-feira, Ana Paula e Elsa visitaram o Campus Cabedelo, pela manhã, quando foram recebidas pelo diretor geral Lício Romero Costa, o coordenador Thiago Silveira, e gestores locais. Foram realizadas visitas aos laboratórios de Processamento de Pescado, de Controle de Qualidade do Pescado, Botânica, Química Orgânica e Analítica e Maker. As linhas de pesquisa, projetos e potencialidades dos cursos do IFPB Cabedelo foram apresentadas, bem como o IPVC.

De acordo com Mônica, são muitas as formas de cooperação entre as instituições que podem surgir: disciplinas, oficinas, mobilidade virtual, estágios no exterior e intercâmbio com estudantes portugueses. Ela explicou que para transformar o Protocolo de Intenções em um Acordo de Cooperação os próximos passos devem ser o envio de propostas de trabalho por parte dos campi do IFPB para a posterior sistematização destas em um Plano de Ações que deve passar pela Procuradoria.

Neste primeiro diálogo, diversas áreas de conhecimento do IFPB já foram identificadas como potenciais para a formação de parcerias, a exemplo das Engenharias e Medicina Veterinária, entre outras. Os campi do IFPB que foram identificados inicialmente como possíveis proponentes de atividades foram João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel, Patos e Cabedelo. 

A vice-presidente explicou que o instituto politécnico possui programas destinados especialmente para mobilidade estudantil fora da Europa, como estágios ou projetos de pesquisa. Elsa ressaltou que são 150 instituições com as quais o IPVC mantém parceria. No Brasil, elas visitaram ainda institutos no Rio de Janeiro e Paraná e estavam se preparando para ir até a Bahia e o Ceará.

IFPB IPVC jp.jpegDurante a tarde de quarta, tiveram reunião no Campus João Pessoa, com o futuro diretor geral Ricardo José Ferreira, o diretor do Polo de Inovação, Erick Melo, e o representante da Sinergia, Ramiro Pinto, entre outros gestores de cursos e unidades acadêmicas do IFPB-JP. Uma proposta deve ser traçada até o dia 30 de novembro, segundo a gestora da Arinter. 

Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB 

Colaboração nas fotos: Jailsom Rodrigues - estagiário da Arinter