Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 02 > A importância do voto no processo eleitoral para Reitor e DGs do IFPB

A importância do voto no processo eleitoral para Reitor e DGs do IFPB

As eleições são um exercício de democracia e exemplo de cidadania
por Heranir Oliveira publicado: 21/02/2022 10h01 última modificação: 28/02/2022 06h57

A comunidade acadêmica do IFPB está sendo convidada para participar da escolha do novo Reitor e dos 16 Diretores Gerais dos Campi para o quadriênio 2022-2026, cujo pleito vai acontecer no próximo mês de abril. A instituição tem uma tradição de respeito à valorização do processo democrático de consulta interna e sabe da importância do voto como exercício da cidadania.

O eleitor, seja docente, discente ou técnico-administrativo tem em suas mãos um importante instrumento para garantir a legitimidade na escolha dos seus representantes: o voto. O IFPB, que entre outras coisas, busca formar sujeitos críticos de seu papel na sociedade, um dos pressupostos essenciais num modelo de educação, espera que o voto seja consciente. Para isso é importante que o eleitor procure se informar com antecedência a respeito das ideias e planos dos candidatos. Confira aqui a área dos três candidatos a reitor no site das eleições.

O professor Erivan Lopes, diretor de Educação Profissional do IFPB, considera o processo eleitoral como um momento importante no qual as gestões avaliam seus caminhos e a comunidade responde se aquele trabalho está sendo bem-feito ou não. “Esse é um processo que dá autonomia a cada servidor técnico ou docente para avaliar a gerência de cada uma das unidades, e também para nossos estudantes que veem nesse papel um momento de defesa das suas ideias, do seu protagonismo”.

Para a técnica-administrativa e Secretária do Conselho Superior (Consuper) Jamilly Alcântara, as eleições são uma manifestação democrática e é preciso fortalecer as instituições através da democracia. “Todos nós enquanto cidadãos precisamos ter engajamento político para que tenhamos um voto correto e consciente”. Ela chama a atenção dos eleitores para que conheçam o histórico dos candidatos e tenham interesse pelos debates por serem um espaço de confronto de ideias.

Os estudantes também têm um papel importante dentro do processo de escolha dos novos dirigentes da instituição. A aluna Cecília Guerra, do Campus João Pessoa, vai verificar as propostas dos candidatos antes de tomar qualquer decisão.” Não vou deixar de votar, porque muitos lutaram para que a gente tivesse esse direito hoje, é importante participar desse processo porque conhecemos as necessidades do ambiente escolar e nosso voto vai ajudar a construir um IFPB cada vez melhor”.

Este ano por causa do momento de pandemia que estamos vivendo as eleições no IFPB serão de forma virtual, os eleitores irão utilizar o ambiente de trabalho eletrônico, o SUAP, para registrar seu voto. De acordo com o Edital no dia 15 de março está prevista uma Live de esclarecimento sobre o sistema de votação, e no dia 17 do próximo mês haverá uma votação simulada no SUAP. Nesse mesmo mês no dia 30 está prevista a divulgação da lista oficial de eleitores aptos a votar.

O primeiro turno de votação vai ocorrer em 6 de abril, se for necessário segundo turno, está reservada a data de 13 de abril. Todas as informações sobre as eleições do IFPB podem ser acessadas pelo endereço: https://ifpb.edu.br/eleicoes.

*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM / Arte: Pablo França- Programador Visual do IFPB