Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 09 > Último dia do 6o Enex mostrou arte, debates e homenagens

Noticia

Último dia do 6o Enex mostrou arte, debates e homenagens

Confira o show, mostra artístico-cultural, mesa-redonda e redes de conversa
por Ana Carolina Abiahy publicado: 23/09/2021 17h44 última modificação: 23/09/2021 17h54

O último dia do 6º Encontro de Extensão e Cultura do IFPB teve show, debates e muitas homenagens e agradecimentos emocionados. O evento contou com mais de 1100 inscritos, mais de 500 autores de trabalhos, cerca de 200 parceiros sociais, reunindo a produção extensionista e cultural dos últimos dois anos do IFPB. 

A tarde teve uma Mesa Redonda sobre “A Extensão na internacionalização: Desafios e Oportunidades” e foi mediada pela assessora de Assuntos Institucionais e Internacionais do IFPB, Mônica Montenegro. O tema foi tratado pela Pró-Reitora de Extensão do IFRS, Marlova Benedetti, e Samuel Carvalho, Assessor de Extensão e Relações Internacionais no IFRN.

Mônica destacou que a internacionalização é uma das portas para o verbo esperançar e a importância da mesa redonda em unir e fazer pontes entre as experiências das regiões Sul e Nordeste. Confira aqui a Mesa Redonda e o debate realizado com os participantes do chat.  Mesa redonda internacionalizaçao Enex IFPB.jpg

A servidora Marlova fez uma distinção entre as experiências de extensão em países em desenvolvimento e nos países de primeiro mundo. Na América Latina, há uma intervenção mais direta em comunidades e enquanto na Europa e EUA é mais relacionada a transferências de tecnologia e educação continuada. Ela sugeriu mudanças a serem realizadas nos programas e projetos de extensão das instituições para quem contemplem ações de internacionalização ou apontem a viabilidade de que sejam realizadas parcerias internacionais.

O professor Samuel comentou que um dos desafios é a busca de fomento e de internacionalizar o currículo. Segundo ele, foi preciso refletir academicamente sobre a internacionalização. Formar equipes gestoras de internacionalização nas instituições foi uma das grandes barreiras apontadas. A divulgação e a adaptação de materiais para o estrangeiro é outro caminho necessário a ser feito, bem como a articulação de parcerias entre as reitorias e os campi.

Homenagens

O encerramento do Enex 2021 foi marcado por homenagens a servidores e artistas. A diretora de Extensão Popular e Rural, Josi Batista, abriu as falas de forma muito emocionada homenageando duas servidoras que foram suas colegas e amigas próximas e que estão atualmente aposentadas: Beatriz Alves, bibliotecária que foi responsável pela edição da Revista Práxis e outros projetos editorais da Proexc, e a docente Palmira Palhano, atuante na área artística e extensionista, principalmente teatral. “São irmãs de caminhada e de jornada. Fico feliz de fazer parte destas escritas da vida”, declarou Josi. homenagens.png

À diretora de Extensão Tecnológica Yana Dantas coube homenagear duas perdas recentes da instituição. Uma delas a professora falecida Ana Virgínia Moura Ramos que era do Campus Princesa Isabel, formada em Comunicação que Integrou o Núcleo de Extensão Cultura e Comunidade (NECCOM) e o Núcleo de Combate de Assédio (NUCA) e do Sintef-PB. Também do Campus Princesa Isabel,  o estudante Everaldo Barbosa da Silva da Licenciatura em Ciências Biológicas que faleceu durante a organização do Enex 2021 e que foi líder comunitário do Quilombo da Cavalhada, no Sindicato dos trabalhadores rurais e na igreja católica Pernambuco, sendo articulador das ações de extensão e cultura nas suas comunidades. 

A pró-reitora de Extensão e Cultura do IFPB Cleidenedia Morais, além dos discursos de agradecimento aos participantes e organizadores do Enex 2021, lembrou de dois servidores aposentados da instituição que foram muito atuantes na área extensionista: o professor Edilson Ramos Machado e a assistente social Ivanilda Matias Gentle. "O IFPB amanhã faz 112 anos e somente porque muitas pessoas trabalharam antes de nós. Sou aqui só um fio condutor das ações de vocês", apontou Cleide. Proexc ifpb enex.png

O diretor de Cultura, George Glauber Felix Severo, presidente da comissão organizadora geral do 6º Enex, fez uma fala comentando sobre a situação de trabalhar de modo virtual com colegas da instituição que nunca encontrou pessoalmente mas com quem dividiu a tarefa de conduzir o evento há meses. "Estamos aqui como representantes de fala de um coletivo que trabalhou", lembrou. Glauber mencionou os quatro artistas homenageados do Festival de Intérpretes e Canções (Festin 2021): Damião Pedro e Antônio Pinto, da Banda Cabaçal São Sebastião; Maroca (in memorian), Poroca e Indaiá “as irmãs ceguinhas de Campina Grande”; Penha Cirandeira e Dejinha de Monteiro (in memorian). Um vídeo de homenagem, feito pela comissão de Comunicação e Acessibilidade do Enex, também foi exibido. 

Show de Val Donato 

show Val IFPB enex.png A parte festiva do encerramento do Enex 2021 ficou a cargo da cantora e compositora Val Donato, uma das grandes expoentes do cenário cultural paraibano na atualidade. Ela estava ao violão, acompanhada do guitarrista Rafael Chaves, egresso do IFPB. Val conquistou a plateia virtual que estava acompanhando tudo pelo canal da TV IFPB e dialogando no chat. A apresentação foi gravada pela CPAV no campus João Pessoa especialmente para o evento e trouxe muitas canções autorais que dialogavam com os temas tratados pelo Enex 2021: “Resistir e Esperançar: extensão para as diferenças”. 

Acompanhe toda a apresentação musical e homenagens neste link.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB/ Imagens: Brenda Lee e Ana Clara – tutoras do Enex