Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 07 > Dirigentes do IFPB discutem execução de propostas de contenção de despesas do Campus Sousa

Noticia

Dirigentes do IFPB discutem execução de propostas de contenção de despesas do Campus Sousa

Reitor e equipe farão visita técnica na unidade para dar encaminhamentos às soluções
por Patrícia Nogueira publicado: 05/07/2021 14h09 última modificação: 05/07/2021 14h09

O Colégio de Dirigentes do IFPB se reuniu nesta segunda-feira (05) por meio de webconferência. A pauta única versou sobre a prestação de contas do Campus Sousa diante das medidas de contenção de despesas adotadas pela unidade e recomendadas pelo Codir.

O Diretor de Administração do Campus Sousa, Francisco Jarismar de Oliviera, apresentou as ações que estão sendo realizadas em cumprimento às recomendações do relatório emitido pela comissão e aprovadas na última reunião do Colégio de Dirigentes.

“Gostaria de manifestar o meu respeito, reconhecimento e gratidão a cada um dos que colaboraram junto conosco para enfrentarmos essa dificuldade do campus Sousa de forma coletiva”, afirmou o Diretor Administrativa Francisco Jarismar. A documentação comprobatória das ações foi encaminhada para a Pró-Reitoria de Administração e Finanças via Suap.

Com a adoção das medidas recomendadas a curto e médio prazo, que passam por reajustes e repactuações de contratos, dentre outras ações, o Campus Sousa prevê reduzir parte do déficit orçamentário. O Reitor Nicácio Lopes e o Pró-Reitor de Administração e Finanças Pablo Andrey Arruda farão uma visita técnica ainda esta semana na unidade para definir de que forma será o remanejamento de recursos para ajustar o restante das contas do Campus. “Vamos fazer um encaminhamento para tentar resolver a situação da melhor maneira, pois a reitoria tem o propósito de equacionar essa situação”.

O professor Nicácio enfatizou que o colegiado tem dado exemplo de participação coletiva e espirito público. “É nos momentos de dificuldade que precisamos mostrar nossa capacidade de superação, sempre com muito respeito e transparência”, afirmou.

Após a apreciação do ponto de pauta, o Reitor Nicácio trouxe um balanço sobre as principais obras de investimento e melhorias que serão feitas nos campi do IFPB, com recursos oriundos de emendas parlamentares, que vão garantir uma melhoria da infraestrutura de algumas unidades. As pró-reitorias também fizeram relatos de seus principais pontos de atuação.  Assuntos Estudantis; Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação; Extensão e Cultura; Administração e Finanças e Ensino apresentaram suas ações sistêmicas mais recentes.

Por fim, ao final da reunião o Reitor Nicácio enfatizou a preocupação com a vacinação dos trabalhadores da educação e da população. Alguns campi, a exemplo do Campus Mangabeira, já vêm trabalhando na conscientização da população para que não haja atraso no processo de vacinação e que as pessoas concluam o ciclo da imunização. A Paraíba é um dos Estado mais avançados na vacinação. O Reitor Nicácio conclamou que o IFPB, enquanto instituição de educação, estará engajado na conscientização da população “A ciência, através da vacinação, é o único meio de salvar vidas na pandemia, se vacinar é um exercício de cidadania”, pontuou o reitor.