Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 06 > IFPB participa de Programa Nordeste 4.0

IFPB participa de Programa Nordeste 4.0

Programa de revitalização da indústria nordestina pretende apoiar o desenvolvimento econômico e social
por Patrícia Nogueira publicado: 21/06/2021 09h00 última modificação: 21/06/2021 09h03

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), por meio do Campus Avançado de Areia e do Polo de Inovação, participa do “Nordeste 4.0 (NE 4.0) - Programa de Revitalização da Indústria Nordestina, junto a outras Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs). Na Paraíba, o grupo (Subpolo-PB) é formado pelas seguintes instituições: Fundação Parque Tecnológico, UFCG, UFPB, IFPB, Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa e Paraíba Digital.

O Programa NE 4.0 visa apoiar a revitalização da indústria nordestina rumo a indústria 4.0 através das atividades de: I - mapeamento das competências da indústria 4.0, II - formação de pessoal, residência tecnológica em Indústria 4.0, e III - elaboração de projetos em tecnologias habilitadoras para a Indústria 4.0 para empresas participantes.

A Diretora do Campus Avançado Areia, Cláudia Brandão, destaca a importância deste Programa para a indústria de transformação paraibana, sobretudo para o setor sucroalcooleiro, em particular os produtores de cachaça, que estão em franca ascensão e já correspondem a uma parcela significativa do setor. “Enxergando os benefícios, o Campus Avançado Areia firmou parceria com o Programa e as demais instituições que o compõem, na busca do desenvolvimento tecnológico das indústrias da região e participará ativamente nas fases de diagnóstico e elaboração dos projetos, com a colaboração do professor Andrey Oliveira, engenheiro químico do Campus Campina Grande”, disse a Diretora Cláudia.

De acordo como Diretor do Polo de Inovação do IFPB, Erick Melo, o programa é uma iniciativa voltada para o desenvolvimento de capacidades da indústria 4.0 em empresas do nosso Estado, através de atividades que consiste diagnóstico de maturidade, residência tecnológica e desenvolvimento de projetos em tecnologias habilitadoras.

“Já realizamos o contato com várias empresas do Estado para apresentar o programa. São 7 (sete) vagas no total, sendo três para o setor industrial sucroalcooleiro, duas para o setor alimentício e duas para o setor moveleiro. As empresas que têm interesse na modernização do seu parque tecnológico participarão de uma capacitação gratuita”, afirmou o Diretor Erick. O prazo para que as empresas façam sua inscrição no edital do programa começa neste dia 19 e segue até o dia 24.

“O Polo de Inovação, hoje, com a sua Unidade EMBRAPII, na área de Sistemas para Manufatura, conta com um portfólio vasto de investimentos não reembolsáveis, para o setor Industrial, visando fornecer as empresas a possibilidade de desenvolvimento a partir da inovação dentro do seu parque industrial. A inovação é fundamental para o desenvolvimento, porque permite agregar novos métodos, tecnologias, contextos e com isto viabilizarmos processos, produtos e serviços mais rápidos, eficientes e com maior produtividade. Tudo isso se converte em mais geração de renda, mais empregos e arrecadação de impostos para o Estado paraibano”, afirmou o professor Erick Melo.

O programa piloto foi desenvolvido em Pernambuco e depois expandido para mais seis estados do Nordeste. A ação é uma articulação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI-PE), junto a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e a Universidade de Pernambuco (UPE).

Saiba mais sobre o programa.