Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 04 > ARINTER intensifica produção durante o período pandêmico

ARINTER intensifica produção durante o período pandêmico

Dentre as ações previstas para o próximo biênio estão: capacitação para servidores e alunos e parcerias com instituições internacionais.
por publicado: 22/04/2021 12h15 última modificação: 23/04/2021 14h16

A Assessoria de Relações Internacionais (ARINTER) do IFPB intensificou sua produção no período que compreende 2020 e 2021, anos atípicos que poderiam representar uma diminuição no desempenho do setor. A ARINTER tem a finalidade de promover as relações entre o IFPB e instituições estrangeiras de países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas, mediante cooperação técnica e intercâmbios específicos e culturais.

Dentre as ações desenvolvidas em 2020 está a publicação de diversos editais para os mais variados fins, tais como:Recepção de estudantes estrangeiros.jpg seleção de professores de Língua Espanhola, promoção de cursos de aperfeiçoamento; cursos e testes online Toic Bridge ofertado pela SETEC; exames de proficiência em língua estrangeira (inglês, francês e espanhol); participação da série de webinars; participação de eventos nacionais e internacionais, realizados por meio videoconferências; prospecções de novas parcerias entre o IFPB e o AFS Intercultura Brasil, e entre o IFPB e a Corporación Unificada Nacional de Colombia (CUN); a oferta de Cursos de Proficiência e de Inglês Básico. Algumas ações, a exemplo da seleção de servidores para imersão bilíngue nas línguas inglesa e francesa oferecida pela ILSC School of Canadá, na cidade de Montreal no Canadá, tiveram que ser canceladas devido à pandemia.

Evento.jpgPara 2021, as perspectivas no contexto Internacional e Multicultural são: internacionalização em casa, formação de redes de pesquisas internacionais; mobilidade/intercâmbio presencial e virtual; internacionalização do currículo; ofertas de cursos online; participação em programas de leitorado; dupla diplomação nos diferentes níveis de ensino; ampliação das parcerias; organização dos processos administrativos e acadêmicos; campus bilíngue; e participação em eventos, missões e visitas técnicas nacionais e internacionais.

Na reunião de Gestores do IFPB, realizada no dia 14 de abril, a assessora de Relações Internacionais Mônica MontenegroRecepção de estudantes estrangeiros1.jpg apresentou o planejamento para o biênio 2021 – 2022, que fora fundamentado na proposta do CONIF-Forinter. O planejamento prevê imersão de alunos, que será proporcionada por meio de diversos editais que serão publicados em breve. Haverá também, capacitação para gestores e servidores (internacionalização em casa) com a oferta de Curso de Leitura e Interpretação de Textos em Língua Inglesa e Business English. Das ações legais realizadas até agora destacam-se a elaboração das seguintes resoluções 1. Refugiados e Imigrantes; 2. Mobilidade/Intercâmbio Nacional e Internacional Virtual e 3. Dupla Diplomação.

A ARINTER é composta pelas seguintes coordenações: Coordenação Geral do Centro de Línguas, Cultura e Estudos Linguísticos; Coordenação Institucional Português como Língua Adicional/Acolhimento (PLA/PLE); Coordenação Geral do PEC-G (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação) e Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros (CLIPE).

Texto: Iris Souto Maior - jornalista do IFPB/Reitoria com informações da ARINTER

Fotos: Acervo ARINTER
.