Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 02 > Grupo do IFPB é indicado ao Prêmio Toroh de Música 2021

Noticia

Grupo do IFPB é indicado ao Prêmio Toroh de Música 2021

Coco de Dona Zefinha concorre como Artista de Cultura Popular do Ano
por publicado: 24/02/2021 10h39 última modificação: 24/02/2021 10h39

O Grupo Coco de Dona Zefinha, do IFPB Campus Cajazeiras, foi indicado ao Prêmio Toroh de Música 2021, como Artista de Cultura Popular do Ano. O evento faz parte do Toroh Festival e premiará 20 artistas e personalidades da cultura atuantes na Paraíba nos últimos anos, com o intuito de valorizar e dar visibilidade a esses profissionais. 

O Coco de Dona Zefinha foi selecionado por uma comissão de curadoria especializada em cultura, a convite do Festival, e o público vai poder votar nos vencedores até o próximo sábado, dia 27. O Prêmio também vai homenagear o cantor Escurinho, pelo conjunto da obra e pela contribuição cultural ao estado.

Clique aqui para votar.  

O Coco de Dona Zefinha foi criado em 2016 com o objetivo de fomentar a cultura popular através da formação de novas plateias voltadas para a cultura nordestina, por meio da criação de um grupo de Coco de Roda. A equipe é formada por jovens estudantes do IFPB e da UFCG e o seu nome é uma homenagem a avó do coordenador do projeto Daniel Andrade, Dona Zefinha.

Para Daniel, “os festivais de música são uma importante válvula propulsora da cultura underground, alternativa, fora do eixo e marginal. Proporcionando espaços de suma importância para os artistas que não estão inseridos no cenário do manstream”. Ainda segundo o coordenador, a indicação do Grupo Coco de Dona Zefinha para o Prêmio “é um grande reconhecimento do nosso trabalho que teve início como Projeto de Extensão Cultural do IFPB, Campus Cajazeiras e culminou na gravação do CD Apanhadeira de Café (disponível em todas as plataformas) e que vem circulando em eventos no Estado da Paraíba desde junho de 2017”.

Sobre o Festival

O Toroh Festival chega a sua 4ª edição em 2021 e, este ano, por causa da pandemia de Covid-19, vai ser totalmente virtual. Sete artistas vão fazer shows exclusivos para o festival, que conta ainda com painéis de debate sobre música, uma campanha solidária e uma premiação com festa de encerramento. O 4º Toroh Festival acontece nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro e vai ser transmitido pelo Twitch e pelo YouTube da Toroh Música & Cultura.

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC